Castelo de Portelo

Montalegre, Vila Real - Portugal

Pesquisa de Imagens da fortificação

Data 1 Data 2

Mídias (3)

Imagens (3)

O “Castelo de Portelo”, também grafado como “Castelo do Portelo”, localiza-se no lugar de Coto de Sendim, na freguesia de União das Freguesias de Meixedo e Padornelos, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, em Portugal.

Em posição dominante sobre uma penedia rochosa na base da vertente oeste da serra do Larouco, na fronteira com a Galiza, juntamente com os castelos da Piconha, Montalegre, Monforte de Rio Livre e Chaves, assegurava a defesa dos acessos aos vales do rio Cávado e rio Tâmega, na Idade Média. Complementarmente, defendia as terras do Couto Misto, atualmente em território da Galiza.

História

Antecedentes

Acredita-se que a primitiva ocupação humana de seu sítio remonte a um castro pré-histórico romanizado, dominando a via natural de trânsito entre os vales dos rios Cávado e Salas, sobre os quais se desfruta de uma ampla panorâmica.

O castelo medieval

Desconhecem-se quaisquer documentos ou testemunhos que permitam traçar uma história do castelo medieval, que se acredita remonte à época da Reconquista cristã da península Ibérica, em algum momento entre o século XI e o século XII.

Sob o reinado de Sancho I de Portugal (1185-1211) Padornelos recebeu carta de foral, posteriormente confirmado por Afonso III de Portugal (1248-1279) a 5 de outubro de 1266. A vila constituiu então ‘’conselho sobre si’’, isto é, passou a gozar dos privilégios que aos grémios municipais se concediam: “Os homens de Padornelos devem meter juiz e serviçal e mordomo e clérigo” E assim, por este documento que substituiu o de D. Sancho I, conferia-se existência jurídica ao rudimentar concelho, com magistraturas próprias. Posteriormente, a vila constituiu-se em uma das honras fronteiriças das Terras de Barroso, e teve direito a capitão residente para poder arregimentar homens, dos 18 aos 60, para a defesa nacional, sempre que Portugal fosse ameaçado.

À época de Manuel I de Portugal (1495-1521) o castelo encontra-se figurado por Duarte de Armas no seu “Livro das Fortalezas” (c. 1509) em duas vistas (fls. 99 e 100, ANTT) e uma planta (fl. 132). Por esta última se depreende que a torre de menagem já se encontrava em ruínas ("As ruínas da fortaleza do Portelo"), exibindo rachaduras pelo alçado norte. A aldeia de Sendim é representada a sudoeste, afastada do castelo.

Da Guerra de Restauração aos nossos dias

Destruído à época da Guerra da Restauração (1640-1668), em nossos dias encontra-se em ruínas abandonadas, processo agravado designadamente por tentativas modernas de florestação na área.

Apesar do expressivo significado histórico do monumento, regional e nacional, as suas ruínas não se encontram classificadas e nem sinalizadas. Embora pouco reste de suas antigas muralhas, de seu sítio desfruta-se de um excelente enquadramento paisagístico. O seu acesso é pedonal, por caminho carreteiro, a partir do lugar de Coto de Sendim.

Características

Exemplar de arquitetura militar, em estilo românico, de enquadramento rural, isolado, na cota de 1259 metros acima do nível do mar.

De pequenas dimensões, apresenta planta retangular, ao centro do qual se erguia, isolada, a torre de menagem. Pelo lado oeste são visíveis os restos de muralhas, com cerca de 1 metro de altura por 0,70 metros de largura média. Pelo lado sudeste a defesa era natural.



 Personagens relacionados


 Imprimir Personagens relacionados

Bibliografias relacionadas 


 Imprimir Bibliografias relacionadas

Contribuições

Atualizado em 09/08/2017 pelo tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Com a contribuição de conteúdo de: Ion Cibotari.

Contribuições com mídias: Carlos Luís M. C. da Cruz (3).


  • Castelo de Portelo

  • Castelo do Portelo

  • Castelo





  • Portugal


  • Ruínas Abandonadas

  • Monumento Sem Proteção Legal





  • Ruínas

  • ,00 m2

  • Continente : Europa
    País : Portugal
    Estado/Província: Vila Real
    Cidade: Montalegre



  • Lat: 41 -54' 6''N | Lon: 7 45' 25''W










Imprimir o conteúdo


Cadastre o seu e-mail para receber novidades sobre este projeto


Fortalezas.org > Fortificação > Castelo de Portelo