Castle of Aixa

Alcalalí, Alicante - Spain

O "Castelo de Aixa" localiza-se no lugar de Beniquesi, município de Alcalalí, comarca da Marina Alta, província de Alicante, comunidade autónoma da Comunidade Valenciana, na Espanha.

Ergue-se em posição dominante sobre a povoação, na serra del Castell de La Solana, a nordeste da povoação de Alcalalí e da vizinha Jalón. De seu sítio, a vista abarca todo o vale de Pop.

História

Existem referências documentais a esta povoação desde o século XI, indicando tratar-se de uma “al-quirya” muçulmana fundada naquele século.

No contexto da Reconquista cristã foi conquistada pelas forças de Jaime I de Aragão, "o Conquistador" (1213-1276) em 1245. Posteriormente, o soberano doaria o seu senhorio a dona Berenguela Alfonso de Molina em 1268.

Neste período, o vale de Pop, onde está situada Alcalalí, possuia três povoações muçulmanas: Beniatía, Mosquera e Alcalalí. Anos mais tarde, no caminho que conduz a Pedreguer, fundou-se um povoado conhecido como “La Llosa”, pertencente à família dos Camacho, aos quais foi concedida pelo soberano a baronia, com o que Alcalalí veio a absorver os demais povoados, que vieram a desaparecer com a expulsão dos mouriscos em 1609.

Até ao ano de 1577 pertenceu à paróquia de Jalón, embora tenha sido um município juridicamente independente desde 1409.

Alcalalí foi uma das povoações que pegou em armas, em revolta contra o decreto de expulsão dos mouriscos em 1609. Desse modo, completamente despovoada uma vez que os seus ocupantes eram na totalidade mouriscos, em 1610 necessitou ser repovoada.

Em 1616 foi instituído o baronato de Alcalalí por Filipe III de Espanha (1598-1621), em favor do senhor dessas terras desde 1599, Don Ximén Péres Rois de Liori y Pertusa. Este nobre ampliou a antiga torre medieval, adicionando-lhe outras dependências, para criar a casa senhorial do baronato.

Encontra-se atualmente em completa ruína, podendo ser apreciados alguns restos dos antigos alicerces e de muralhas, sobretudo na parte sul, com destaque para os da sua torre de menagem.

Características

Exemplar de arquitetura militar, a 600 metros acima do nível do mar.

Apresentava modestas dimensões, em alvenaria de pedra. Era dominado pela torre de menagem, de planta retangular, com as dimensões de 12 metros de comprimento por 4 metros de largura.

O castelo contava ainda com três pequenos poços superficiais e uma fonte de água.

  • Castle of Aixa


  • Castle





  • Spain


  • Ruins Badly Conserved






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Alicante
    City: Alcalalí



  • Lat: 38 -46' 6''N | Lon: 0 0' 2''










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Aixa