Fortificações de Ladário

Ladário, Mato Grosso do Sul - Brazil

As Fortificações de Ladário estão localizadas na margem esquerda do Rio Paraguai, na altura da atual cidade de Ladário, cerca de 11 Km ao sul de Corumbá, no Estado de Mato Grosso do Sul.

SOUZA (1885), reporta-se ao Almirante Augusto Leverger, Barão de Melgaço, para informar que a primitiva fortificação deste local remonta a um Presídio fundado em 1778 por determinação do 4º governador e Capitão-general da Capitania de Mato Grosso, Luís de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, em honra a quem foi inicialmente denominado Albuquerque (velho) (op. cit., p. 136-137, 139).

Fruto do projeto civilizador da Coroa portuguesa para a região, um Sargento-mór é encarregado em 1778 de "levantar uma grande cruz de pau de lei, limpar terreno, fazer quartel e fogos, caçar nos matos vizinhos, pescar nos rios." O sertanista João Leme do Prado alí se instala com a família e alguns colonos, idos da vila de Cuiabá. Um "Perfil da povoação de Albuquerque" (1784), revela uma praça retangular com uma Capela numa das extremidades e o Quartel na outra, dois arruamentos paralelos a cada um dos lados maiores da praça e poucas casas (DELSON, 1979:102-103. apud SILVA, 1999:74).

Posteriormente, o Presídio de Albuquerque foi transplantado para local mais adequado, constituindo o embrião da futura vila (hoje cidade) de Corumbá (vide Fortificações de Corumbá) (SOUZA, 1885:137).

Após a Guerra do Paraguai (1864-70), nesta localidade (antigo presídio de Albuquerque) foi lançada a pedra fundamental do Arsenal de Marinha da Província de Mato Grosso (14/mar/1873), inaugurado no ano seguinte. Seus meios de defesa consistiam em três baterias à barbeta pelo lado do rio, e pelos lados de leste e de sul, uma linha quebrada e contínua, circunscrevendo todas as oficinas e dependências do Arsenal (SOUZA, 1885:137). GARRIDO (1940) compreende estas estruturas como constituintes de um forte (Forte do Ladário) que, em 1880, montava sessenta e oito peças de diferentes calibres (op. cit., p. 164).

BARRETTO (1958) informa que, à época (1958), as suas dependências serviam de sede ao 6º Distrito Naval (op. cit., p. 304), constituindo no presente a BFLa (Base Fluvial de Ladário), prestando apoio logístico aos navios e às OM subordinadas ao 6º Distrito Naval (Informativo NOMAR, Serviço de Relações Públicas da Marinha, Brasília, 30/mar/2002, nr. 719 p. 6).

 



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificações de Ladário
Página da enciclopédia Wikipédia versando sobre as fortificações de Ladário, que se localizavam à margem direita do rio Paraguai, na atual cidade de Ladário, Estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortifica%C3%A7%C3%B5es_de_Lad%C3%A1rio

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Fortificações de Ladário

  • Forte do Ladário

  • Fortifications Group

  • 1778 (AC)



  • Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres

  • Portugal


  • Restored and Semiconserved






  • Military Active Unit

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Mato Grosso do Sul
    City: Ladário

    Localizada na margem esquerda do Rio Paraguai, na altura da atual cidade de Ladário, cerca de 11 Km ao sul de Corumbá, no Estado de Mato Grosso do Sul.


  • Lat: 19 0' 21''S | Lon: 57 36' 17''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fortificações de Ladário