Bateria de Nossa Senhora dos Remédios

Santa Cruz da Graciosa, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

A “Bateria de Nossa Senhora dos Remédios”, também referida como “Forte de Nossa Senhora dos Remédios”, localizava-se no lugar dos Remédios, freguesia de São Mateus (Praia), concelho de Santa Cruz da Graciosa, na ilha Graciosa, Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa deste ancoradouro contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico. Cruzava fogos com o Forte da Arrochela, que lhe ficava a norte. (PEGO, 1998:230)

História

PEGO (1998) refere que se ignorava a data de sua construção, mas que seria anterior a 1800. (Op. cit., p. 229)

A "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 indica que se encontrava entre os fortes na ilha "Incapazes desde muitos annos." (Op. cit., p. 269)

Encontra-se relacionada no "Catálogo provisório" em 1884, que refere: "Ao sahir para o Sul da Villa da Praia. É uma curta linha arruinada, sobre barreiras e de fraca importancia. Nunca foi 'Fórte' como está arrolada." (PEGO, 1997:264) O mesmo autor relaciona ainda uma "Casa na Villa da Praia", informando: "É junta á bateria acima, e serviu em tempo de guardar palamenta etc. Está bem conservada." (Op. cit., p. 264) O mesmo autor descreve-a no "Tombo" em 1887, confirmando-lhe a ruína. (PEGO, 1998:233)

A estrutura não chegou até aos nossos dias.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

O "Tombo" em 1887 refere que estava erguida em pedra de basalto, com uma área de 43,5 m². Constituía-se de 2 muros formando um ângulo obtuso sobre o mar, onde se rasgavam 3 canhoneiras (1 pelo lado menor, 1 no vértice e 1 pelo lado maior).

Adossava-se-lhe uma casa térrea, de planta retangular e construção ordinária, que servira como paiol de pólvora da fortificações próximas.

  • Bateria de Nossa Senhora dos Remédios


  • Battery





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • 44,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Santa Cruz da Graciosa



  • Lat: 39 -3' 9''N | Lon: 27 58' 5''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Bateria de Nossa Senhora dos Remédios