Fort of Cais do Pico

São Roque do Pico, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O “Forte de Cais do Pico” localizava-se na povoação de Cais do Pico, na vila, freguesia e concelho de São Roque do Pico, na ilha do Pico, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa do ancoradouro de Cais do Pico (Porto Velho) contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

História

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) encontra-se referido pelo marechal Castelo Branco na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710" como "Dous Redutos da Madalena, e a arèa larga, e S. Roque.". (Arquivo dos Açores, vol. IV, 1882, p. 180)

No contexto da implantação da Capitania Geral dos Açores (1766) a "Revista aos Fortes das Ilhas do Faial e Pico", em 1769 dá conta:

"4.º Forte do Caes do Pico

Este Forte achaósse as suas muralhas feitas té a altura do cordaó: preciza fazer-se-lhe um parapeito, e plata formas, cuja obra podera importar 90$000.

Artilharia que tem este Forte

Pessas de ferro capazes de serviço oito, e quatro pedreyros de embarcaçaó: preciza fazerem-se-lhe os seus reparos pelos naó ter. Deste artilharia subejaó sete peças por naó poderem lavorar neste Forte mais de sinco. (...)
" (MACHADO, 1998:345) 

A "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 refere-o e informa que "Tem uma pequena caza arruinada", e que "Apenas existem vestigios de fortificação". A seu respeito observa ainda: "Pode desde já desprezar-se, entregando-se a caza arruinada á Camara Municipal da Villa como ella reclama, visto ter sido edificado á custa do municipio á 30 annos pouco mais ou menos." (Op. cit., p. 270)

A estrutura não chegou até aos nossos dias.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

De acordo com o desenho de MACHADO (1998) em 1769 apresentava planta no formato pentagonal irregular, em cujos muros se rasgavam 5 canhoneiras pelos lados do mar. Pelo lado de terra, em cota mais elevada, rasgava-se o portão de armas e erguia-se a edificação para o quartel de tropa e a casa da palamenta.

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificação - Ilha do Pico
Página do Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT) com a bibliografia publicada no Boletim daquela instituição sobre as fortificações da ilha do Pico.

http://www.ihit.pt/new/fortes/pico.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 24/06/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (2).


  • Fort of Cais do Pico


  • Fortin





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: São Roque do Pico



  • Lat: 38 -32' 23''N | Lon: 28 19' 7''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Cais do Pico