Vila Boim Castle

Elvas, Portalegre - Portugal

O "Castelo de Vila Boim" localizava-se na União das Freguesias de Terrugem e Vila Boim, no concelho de Elvas, distrito de Portalegre, em Portugal.

Do alto de suas muralhas avistavam-se Borba e Vila Viçosa.

História

Antecedentes

A primitiva ocupação humana da região de Vila Boim remonta à pré-história, como o demonstram alguns dólmens erguidos na localidade. Quando da ocupação romana da península Ibérica, foi por estes ocupada a partir do século II a.C..

As primeiras fontes documentais datam do período da ocupação muçulmana, que denominaram a povoação como “Moçarava”, o que denota ser à época habitada por moçárabes. No contexto da Reconquista cristã da península, em 1226 forças portuguesas sob o comando de Sancho II de Portugal (1223-1248) expulsaram os muçulmanos de Elvas e acredita-se que o mesmo tenha ocorrido, no mesmo ano, em “Moçarava”.

Afonso III de Portugal (1248-1279) doou os domínios de Moçarava a D. João de Aboim, que a partir de então passou a designar-se como Villaboim e, posteriormente, Vila de Boim. Ao longo da segunda metade do século XIII, D. João de Aboim foi adquirindo mais terras até que, em data incerta, quando Elvas delimitou por padrões as possessões senhoriais, surgiu o concelho de Vila Boim. Uma carta do Bispo de Évora, D. Martinho, de 13 de janeiro de 1262, refere a construção da Igreja Matriz (reconstruída entre 1778 e 1785).

Desde 1305, o concelho de Vila Boim esteve na posse da Coroa até que, em 23 de janeiro de 1374, Fernando I de Portugal (1367-1383) extinguiu o concelho e integrou-o no de Elvas, para voltar a criá-lo a 14 de julho do mesmo ano.

Em 1451 Fernando de Abreu vendeu Vila Boim a Fernando I, 2.º duque de Bragança, o que integrou a povoação no ducado de Bragança até 1876. Em 1478 o duque pretendeu erguer um castelo na povoação, mas tendo falecido naquele mesmo ano, o projecto não se materializou.

A 1 de julho de 1518 Manuel I de Portugal (1495-1521) concedeu o Foral Novo à vila.

Em 1836, aquando das reformas administrativas, o concelho de Vila Boim foi definitivamente extinto e integrado no concelho de Elvas

O castelo tardo-medieval

Em 1505 iniciou-se a construção de um castelo senhorial na vila, descrito como "(…) bom castello com casas, horta e fontes dentro e fora delle (…)". O conjunto era complementado por alguns panos de muralha.

Neste castelo esteve hospedado Filipe III de Espanha (1598-1621), pagando a visita à duquesa de Bragança. (LAVADINHO, Domingos. Elvas – Estudos de Toponímia – O nome da cidade, a origem dos nomes das freguesias do concelho. Outros pormenores. Elvas, 1950. pp. 34-36.

No contexto da Guerra da Restauração (1640-1668), como as demais fortificações na região do Alentejo, também esta foi modernizada. Entretanto, no decorrer do conflito, a vila foi conquistada por tropas espanholas em 1658 quando se preparavam para o cerco de Elvas, momento em que lhe destruíram as defesas, arrasando o antigo castelo.

Do castelo e das fortificações encontram-se apenas alguns vestígios, e a toponímia: "Rua do Castelo".



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 19/03/2015 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Vila Boim Castle


  • Castle

  • 1505 (AC)



  • Manuel I of Portugal

  • Portugal

  • 1658 (AC)

  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Portalegre
    City: Elvas



  • Lat: 38 -52' 20''N | Lon: 7 16' 26''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Vila Boim Castle