Castle of Alburquerque

Alburquerque, Badajos - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O “Castelo de Alburquerque”, também referido como “Castillo de Luna”, localiza-se na cidade e município de Alburquerque, comarca de Los Baldíos, na província de Badajoz, Comunidade Autónoma da Estremadura, na Espanha.

Ergue-se em posição dominante no alto de uma colina integrante das montanhas de San Pedro, na raia com Portugal, a meio caminho entre Valencia de Alcántara a norte, e Badajoz, a sul. De seus muros avista-se, a sul, a fortificação portuguesa de Ouguela.

História

A primitiva ocupação humana da região remonta à presença romana, a que se sucederam, a partir do século VIII, os muçulmanos.

No contexto da Reconquista cristã da península, Fernando II de Leão (1157-1188) conquistou a área aos muçulmanos em 1166, entregando o castelo e seus domínios aos cavaleiros da Ordem de Santiago. Pouco depois, em 1184, forças do Al-Andalus voltaram a dominar a área até que, em 1217, foi recuperada definitivamente por forças cristãs.

Durante o século XIV a fortificação conheceu diversos senhores. Embora seja impossível determinar qual a sua configuração à época, a atual estrutura é fruto de uma extensa campanha construtiva empreendida entre 1445 e 1453 por iniciativa de don Álvaro de Luna, Mestre da Ordem de Santiago e Condestável de Castela, com destaque para uma vasta torre de menagem dividida internamente em cinco pavimentos, e uma imponente ponte sobre arco ogival que permite o acesso aos pisos superiores.

Entre 1465 e 1472 foi senhor do castelo, por privilégio de Henrique IV de Castela, don Beltrán de la Cueva, 1.º duque de Alburquerque. O duque mandou construir várias dependências apalaçadas, novas barbacãs defensivas e uma torre de planta pentagonal, conhecida como “Torre das Cinco Pontas”, que comunica com a Torre de Menagem através da ponte erguida décadas antes por don Álvaro de Luna.

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) a povoação esteve em mãos portuguesas de 1705 a 1715, momento em que recebeu uma segunda linha de fortificações, abaluartada, do tipo Vauban, concebida para resistir aos tiros da artilharia. Apesar de nas negociações de paz em Utrecht as pretensões portuguesas visarem a conservação de algumas praças fronteiriças espanholas, a 6 de fevereiro de 1715, convencionou-se com a Espanha a imediata restituição recíproca de várias praças-fortes e territórios, entre as quais a de Alburquerque.

O castelo foi nomeado como Monumento Nacional em 1933, e atualmente encontra-se classificado como “Bien de Interés Cultural” na categoria “Monumento”.

O seu atual bom estado de conservação deve-se em parte ao fato de ter conhecido campanha de intervenção de conservação e restauro após a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 25/05/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (2).


  • Castle of Alburquerque

  • Castillo de Luna

  • Castle





  • Spain


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Foi nomeado como Monumento Nacional em 1933, e atualmente encontra-se classificado como “Bien de Interés Cultural” na categoria “Monumento”.



  • +34 924 401 202

  • 924401202@telefonica.net

  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Badajos
    City: Alburquerque



  • Lat: 39 -14' 57''N | Lon: 7 0' 13''W



  • Primer turno: 11.00 y 16.00 horas
    Segundo turno: 12.00 y 17.00 horas
    Tercer turnos: 13.00 horas.
    Lunes: cerrado.
    Visitas guiadas por el interior del castillo: Son gratuitas. No se pueden realizar visitas por libre. Las visitas tienen que ser guiadas y comienzan en la última puerta del castillo. No se permite el uso de cámaras de vídeo en el interior del castillo, ni la entrada de animales.




  • 1939 (após): campanha de intervenção de conservação e restauro.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Alburquerque