Estrella Castle

Montiel, Ciudad Real - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Castelo da Estrela”, também referido como “Castelo de Montiel”, localiza-se no município de Montiel, província de Ciudad Real, na Comunidade Autónoma de Castilla-La Mancha, na Espanha.

História

Remonta a uma fortificação erguida pelos muçulmanos no século IX.

No contexto da Reconquista cristã da região, em mãos dos cristãos, foi ampliado e reforçado em 1226.

Serviu como residência a Pedro I de Castela (1350-1369). Diante das suas muralhas travou-se a Batalha de Montiel (14 de março de 1369), na qual este soberano foi vencido pelas forças mercenárias da "Grand Compagnie" do bretão Bertrand Du Guesclin. A batalha pôs termo à guerra civil que opôs, durante 15 anos, Pedro I, herdeiro legítimo, aos filhos naturais do pai, Afonso XI de Castela (1311–1350). Du Guesclin, anteriormente derrotado por Pedro I, vingou-se: sob a falsa promessa de liberdade, levou Pedro I ao seu meio-irmão, Henrique de Trastâmara. Os irmãos combateram, vindo Henrique a matar Pedro e subir ao trono como Henrique II de Castela. Du Guesclin, de volta a Paris, recebeu o título de condestável, tornando-se uma espécie de chefe do Estado-maior de Carlos V de França (1364-1380). A história é o tema do romance “Il castello di Eymerich” (2001), do escritor italiano Valerio Evangelisti.

Encontra-se sob a proteção da Declaração genérica do Decreto de 22 de abril de 1949, e da Lei n.° 16/1985 sobre o Património Histórico Espanhol.

O monumento foi vítima, por muito tempo, da busca infrutífera dos caçadores de tesouros, tendo chegado aos nossos dias em ruínas, com pedras e silhares espalhados pelo terreno.

A 8 de fevereiro de 2012 foram assinados os documentos pelos quais o imóvel passou para a Câmara Municipal de Montiel, graças à gestão de Ángel García Valcarcel e do aporte de recursos financeiros por diversos vizinhos e empresários como José Sánchez Mota, Fidel Molina (Grupo Comatel), os filhos de Francisco Marín (Confecciones Marín), Luis Valero (Valero Factory), Fernando Amador e Alfonso Velázquez (El Corte Moderno).

Nesse mesmo ano (2012) teve lugar a primeira campanha de prospeção arqueológica, levada a cabo por 15 alunos de graduação em História e do mestrado em Investigação em Letras e Humanidades, fruto de um convénio entre a UCLM e o Ayuntamiento de Montiel com o fim de favorecer a formação prática dos mesmos e de fomentar a investigação técnico-científica no campo da arqueologia.

A lenda do Castelo

De acordo com uma lenda local, à época de Pedro I de Castela este castelo comunicava-se por um túnel subterrâneo com o Cerro de San Polo onde residia o seu irmão, com o fim de proteção mútua, permitindo a fuga, se necessário.

Contribution

Updated at 08/12/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Estrella Castle

  • Castelo de Montiel

  • Castle

  • 1226 (AC)




  • Spain


  • Semiconserved Ruins

  • National Protection
    Encontra-se sob a proteção da Declaração genérica do Decreto de 22 de abril de 1949, e da Lei n.° 16/1985 sobre o Património Histórico Espanhol.





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Ciudad Real
    City: Montiel



  • Lat: 38 -42' 3''N | Lon: 2 51' 41''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Estrella Castle