Castle of Palma

Mugardos, A Coruña - Spain

O “Castelo da Palma”, também referido como “Castelo de Nossa Senhora da Palma”, localiza-se no município de Mugardos, na província de Corunha, Comunidade Autónoma da Galiza, na Espanha.

Fortificação abaluartada, integrava o sistema defensivo da ria de Ferrol.

História

A construção do complexo defensivo da ria de Ferrol remonta ao contexto da luta pela hegemonia do comércio marítimo mundial, no último quartel do século XVI. Ferrol constituía-se, à época, em um dos portos de aprovisionamento da Armada Real Espanhola, e como tal necessitava de uma defesa eficaz diante da ameaça representada pelos corsários ingleses e franceses.

Este forte foi iniciado em 1597, sob o governo de Filipe II de Espanha (1556-1598). Com a função de vigilância, cruzava fogos com o vizinho Castelo de San Martín (hoje em ruínas) e com o Castelo de San Felipe, que lhe era fronteiro. Algumas fontes afirmam que uma grossa corrente de ferro era estendida entre a Palma e San Felipe, outras entre San Martín e San Felipe, para impedir que embarcações inimigas penetrassem na ria.

Diante da evolução da artilharia, sofreu obras de reforço e ampliação nos séculos XVIII e XIX, que lhe conferiram a atual feição.

Na segunda metade do século XX, foi utilizado como prisão militar. Aqui esteve encarcerado, entre outros, o golpista e ex-tenente-coronel da Guarda Civil Espanhola, Antonio Tejero, que foi um dos principais cabecilhas da tentativa de golpe de Estado de 23 de fevereiro de 1981 na Espanha, episódio popularmente conhecido como “23-F”.

Encontra-se classificado como “Bien de Interés Cultural” sob o n.º RI-51-0008856.

De propriedade do Ministério de Defensa Espanhol, em 2003 foi leiloado em hasta pública, sendo adjudicado a um consórcio de empresas, o grupo galego Invertaresa, a cadeia hoteleira DGH (Diana Grandes Hoteles) e a promotora madrilhena Maxi Logistic, por 1.400.000,00 euros. Os novos proprietários, agrupados na sociedade Castelo da Palma-Mugardos, SA, planeavam convertê-lo em um balneário de luxo ao pé da ria, com 80 quartos do tipo suíte, spa e centro de convenções com um investimento superior a 15 milhões de euros.

O projeto, entretanto, ficou cinco anos enleado em trâmites burocráticos, estudos e cartas arqueológicas, distribuídos por três distintas administrações: a Demarcación de Costas; o Patrimonio, Medio Ambiente e Urbanismo da Junta de Freguesia; e a Câmara Municipal de Mugardos.

No mês de agosto de 2015 o forte foi aberto à visitação pública, graças a um acordo entre a Câmara Municipal e os proprietários do imóvel.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, de enquadramento marítimo, isolado.

Apresenta planta poligonal irregular, de pequenas dimensões, com apenas uma bateria em ângulo aberto pelo lado do mar, e uma frente dupla, com baluartes, pelo lado de terra.



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 07/03/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Castle of Palma

  • Castelo de Nossa Senhora da Palma

  • Fort

  • 1597 (AC)



  • Philip II of Spain

  • Spain


  • Featureless and Semiconserved

  • National Protection
    Encontra-se classificado como “Bien de Interés Cultural” sob o n.º RI-51-0008856.





  • Without defined use

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: A Coruña
    City: Mugardos



  • Lat: 43 -28' 16''N | Lon: 8 16' 30''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Palma