Forte da Ponta da Trincheira de Cananéia

Ilha Comprida, São Paulo - Brasil

O Forte da Ponta da Trincheira de Cananéia localizava-se, provavelmente, na Ponta da Trincheira, na margem esquerda da barra de Cananéia, no atual município de Ilha Comprida, no litoral sul do Estado de São Paulo, Brasil.

Estrutura que existiu anteriormente a 1838. Nesse ano, o Marechal Daniel Pedro Muller, incumbido de inspecionar as fortificações da Província de São Paulo, face à importância estratégica da posição e à ruína da estrutura, projetou um novo forte a ser levantado na chamada ponta do Bicho. Esse projeto não chegou a ser executado (SOUZA, 1885:119).

Essa fortificação foi estudada por Paulo Fernando Bava de Camargo, em sua dissertação de mestrado intitulada "Arqueologia das fortificações oitocentistas da planície costeira Cananéia/Iguape, SP", defendida em 2002 (ver abaixo a lista de "Bibliografias relacionadas"), na qual afirma que essa fortificação teria sido construída entre 1824-1825, que encontrava-se parcialmente destruída pela erosão marítima durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) e que no final do século XIX dela restavam apenas uns poucos aglomerados de pedras, hoje provavelmente submersos (CAMARGO, 2002: 13).

Um monumento municipal no centro de Cananéia, na praça Martim Afonso, encontrava-se guarnecido por dois canhões coloniais ingleses antecarga de ferro fundido, padrão Armstrong, de 12 libras de calibre (cerca de 117 mm), com emblema do Rei George III (3 George Rex), fabricados provavelmente entre 1775/1792 e que podem ter pertencido a essa fortificação (CAMARGO, 2002: 48-63).

 



 Personagens relacionados


 Imprimir Personagens relacionados

Bibliografias relacionadas 


 Imprimir Bibliografias relacionadas



Links relacionados 

Forte de Cananéia
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte de Cananéia, que localizava-se provavelmente na ponta da Trincheira, na margem esquerda da barra de Cananéia, na Ilha Comprida, no litoral sul do Estado de São Paulo, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Canan%C3%A9ia

 Imprimir Links relacionados

Contribuições

Atualizado em 29/01/2016 pelo tutor Roberto Tonera.

Com a contribuição de conteúdo de: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte da Ponta da Trincheira de Cananéia

  • Forte da Trincheira, Forte de Cananéia

  • Forte

  • Entre 1824 e 1825 (DC)




  • Brasil


  • Desaparecida






  • Desaparecida

  • ,00 m2

  • Continente : América do Sul
    País : Brasil
    Estado/Província: São Paulo
    Cidade: Ilha Comprida

    O Forte da Ponta da Trincheira de Cananéia localizava-se na Ponta da Trincheira, na margem esquerda da barra de Cananéia (provavelmente hoje submerso (CAMARGO, 2002: 3), no atual município de Ilha Comprida, no litoral sul do Estado de São Paulo, Brasil.


  • Lat: 25 3' 7''S | Lon: 47 54' 47''W




  • Essa fortificação teria sido guarnecida por seis canhões. Segundo Camargo (2002), três deles estariam ainda embaixo d’água e três foram retirados, sendo que hoje restam apenas dois que estão no monumento em Cananéia (CAMARGO, 2002: 30). Essas duas peças são inglesas, antecarga de ferro fundido, padrão Armstrong, de 12 libras de calibre (cerca de 117 mm), com emblema do Rei George III (3 George Rex), fabricados provavelmente entre 1775/1792 (CAMARGO, 2002: 48-63).






Imprimir o conteúdo


Cadastre o seu e-mail para receber novidades sobre este projeto


Fortalezas.org > Fortificação > Forte da Ponta da Trincheira de Cananéia