Forte da Ponta das Canas

Ilhabela, São Paulo - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O Forte da Ponta das Canas, hoje em ruínas, localiza-se na Ponta das Canas, a noroeste da ilha de São Sebastião (atual cidade de Ilhabela), no litoral norte do Estado de São Paulo.

Uma carta de Manuel Lopes da Ressurreição ao governador Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão, datada de 13 de março de 1766, já mencionava a intenção de fortificar o canal de São Sebastião com quatro fortificações, inclusive esse local, que ele denominava de Ponta das Canasvieiras (ver Bibliografias Relacionadas).

Victor Mori afirma que a construção do forte teria sido iniciada em 1770, em pedra e cal, para fazer a proteção da fábrica de óleo de baleia, localizada na Ilha de São Sebastião, ao sul da fortificação, porém, ela nunca teria sido finalizada (MORI, 2003: 219). Fausto de Souza, por sua vez, refere que este forte foi iniciado somente em 1800, projetado para receber 18 canhões. Também segundo esse autor, a fortificação nunca foi concluída, "por se ter reconhecido que ficava isolado e sujeito a um golpe de mão" (SOUZA, 1885:118-119).

Segundo cartas trocadas entre o Governador Mourão e o capitão-mor da Vila de São Sebastião da Terra Firme, Julião de Moura Negrão (pai), assim como entre o governador e o mestre português (do Juncal) Joaquim da Silva Coelho, os primeiros trabalhos nesta fortificação iniciaram de fato em 1766, podendo a obra ter se prolongado até pelo menos 1772, data em que Coelho, encarregado dos serviços desde 1766, ainda relata a Mourão sobre as dificuldades que continua enfrentando para obter a quantidade de cal (de conchas de moluscos) necessária para a conclusão da construção (BENDAZZOLI, 2014: 363-370).



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte da ponta das Canas
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte da ponta das Canas, que localizava-se na ponta das Canas, no lado noroeste da ilha de São Sebastião (Ilhabela), no litoral norte do Estado de São Paulo, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_da_Ponta_das_Canas

 Print the Related links

Contribution

Updated at 18/05/2018 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Roberto Tonera (1), Projeto Fortalezas Multimidia (Elisangela) (1).


  • Forte da Ponta das Canas


  • Fort

  • 1766 (AC)



  • Luís António de Sousa Botelho Mourão

  • Portugal


  • Abandoned Ruins






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: São Paulo
    City: Ilhabela

    Os remenescentes arqueológicos dessa fortificação localizam-se na Ponta das Canas, a noroeste da ilha de São Sebastião, atual município de Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo.


  • Lat: 23 43' 42''S | Lon: 45 20' 30''W




  • Segundo Fausto de Souza, seu projeto original previa 18 bocas de fogo (SOUZA, 1885: 119).

  • Este forte foi construído de pedra e cal, sendo a cal produzida com as conchas de moluscos extraídas dos sambaquis da região (BENDAZZOLI, 2014: 363-370).





Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte da Ponta das Canas