Fort of San Felipe

Ferrol, A Coruña - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O "Forte de San Felipe", referido localmente como "Castillo de San Felipe", localiza-se na paróquia de Brión, no município de Ferrol, na província de Corunha, Comunidade Autónoma da Galiza, na Espanha.

Uma das mais importantes fortificações da ria de Ferrol, integrou e coordenou o triângulo defensivo da mesma junto com o Forte da Palma, que lhe é fronteiro, e o Forte de San Martín, hoje em ruínas. O sistema foi projetado e implementado no século XVI por determinação do Capitão-general do Reino da Galiza, o marquês de Cerralbo, com projeto dos arquitetos militares Giovan Giacomo Palearo Fratino ("El Fratín"), Tibúrcio Spanochi e Muñiz.

História

A construção do complexo defensivo da ria de Ferrol remonta ao contexto da luta pela hegemonia do comércio marítimo mundial, no último quartel do século XVI, sob o reinado de Filipe II de Espanha (1556-1598). Ferrol constituía-se, à época, em um dos portos de aprovisionamento da Armada Real Espanhola, e como tal necessitava de uma defesa eficaz diante da ameaça representada pelos corsários ingleses e franceses. Algumas fontes afirmam que uma grossa corrente de ferro era estendida entre a Palma e San Felipe, outras entre San Martín e San Felipe, para impedir que embarcações inimigas penetrassem na ria.

Aqui fundeou, devido a uma forte tempestade, uma parte das embarcações que compunham a Invencível Armada (1588). No ano seguinte (1589), tiveram início as obras deste forte.

Posteriormente, em 1594 forças da "Royal Navy" tentaram apoderar-se de Ferrol, sendo rechaçadas pelo fogo combinado dos seus fortes. O mesmo se sucedeu mais tarde, em 1639, quando foi repelido um assalto francês, sob o comando do almirante Henri D'Escobleau. Entretanto, após essa experiência, em 1656, um relatório de inspeção do forte relatou acerca do seu estado: "(…) la puerta queda (…) y sin defesa ninguna por estar debajo de un monte que a pedradas puede echar la gente (…)."

No século XVIII, entre 1731 e 1755 sofreu extensa campanha de modernização, com projeto a cargo do engenheiro militar Francisco Montaigú. Na ocasião foram lhe introduzidas uma série de reformas, entre as quais destaca-se a construção de um hornaveque, de um fosso e de um novo Portão de Armas.

A Armada britânica que se dirigiu ao Egito para lutar contra Napoleão Bonaparte, composta por mais de uma centena de embarcações, transportando cerca de 15.000 homens, sob o comando do Contra-almirante Warren, durante a Batalha de Doniños ou Batalha de Brión, investiu sobre Ferrol a 25 de agosto de 1800, pretendendo destruir-lhe os estaleiros. Após três assaltos, repelidos pelo fogo combinado dos fortes, as tropas britânicas foram obrigadas a reembarcar, tendo sofrido mais de um milhar de baixas. Após o episódio, Napoleão distinguiu o episódio com a frase: "(…) pelos valentes ferroleses."

No contexto da Guerra Peninsular (1808-1814), o forte foi ocupado pelas tropas napoleónicas durante um mês, em 1809. Em meados do século XIX construiu-se, à flor d'água, uma bateria na face voltada ao mar.

Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) funcionou como prisião militar. Aqui foram fuzilados, nos fossos, em janeiro de 1938, diversos presos políticos: Amada García Rodríguez, Juan José Teixeiro Leira, José María Montero Martínez, Ángel Roldos Gelpi e Antonio Eitor Cañiza, de Mugardos, Ramón Rodríguez López, Jaime González Pérez de Ares e Germán López García, de Cabanas. Posteriormente foi utilizada como prisão militar para soldados, ao passo que no Castelo da Palma eram detidos os oficiais.

Encontra-se sob a proteção da Declaração genérica do Decreto de 22 de abril de 1949 e da Lei n° 16/1985 sobre o Património Histórico Espanhol. Encontra-se inscrito como "Bien de Interés Cultural" sob o n.º RI-51-0008846, desde 17 de outubro de 1994.

Em fins da década de 1970 já práticamente não possuía qualquer utilização militar, estando guarnecido apenas por um oficial e dois soldados para as tarefas imprescindíveis de manutenção e vigia.

Em setembro de 1996 o Ministério da Defesa Espanhol colocou-o à venda por 164.900.000 pesetas. Sem compradores, foi finalmente adquirida pela Câmara Municipal ("Ayuntamiento") de El Ferrol pelo montante de 165.000.000 pesetas (2000).

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

O seu desenho inspira-se nos ensinamentos técnicos de Vauban, estando adaptado ao terreno sobre o qual se assenta, condicionado tanto pela orografia quanto pelo canal de acesso da ria.

Montaigu deu-lhe planta na forma de um leque aberto, com capacidade para mais de setenta peças de artilharia nas duas baterias voltadas para a ria, onde se dispõem vários recintos escalonados até chegar-se a um grande hornaveque orientado para o monte, pelo lado de terra. Empregou-se na obra cantaria de pedra lavrada. As austeras portadas foram desenhadas pelo engenheiro militar Juan de La Ferrière.

No total, chegou a contar com uma centena de peças de artilharia, dos diversos calibres.

Um dos defeitos imputados a esta fortificação é o de que era dominada pelas alturas circundantes (padrastos), o que a tornava vulnerável a um ataque terrestre.



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 10/11/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fort of San Felipe

  • Castillo de San Felipe

  • Fort

  • 1589 (AC)



  • Philip II of Spain

  • Spain


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Encontra-se sob a proteção da Declaração genérica do Decreto de 22 de abril de 1949 e da Lei n° 16/1985 sobre o Património Histórico Espanhol. Encontra-se inscrito como "Bien de Interés Cultural" sob o n.º RI-51-0008846, desde 17 de outubro de 1994.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: A Coruña
    City: Ferrol

    Lugar San Felipe, s/n
    15402 Ferrol, A Coruña, Espanha


  • Lat: 43 -28' 8''N | Lon: 8 16' 55''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of San Felipe