Castle of Ranhados

Mêda, Guarda - Portugal

O “Castelo de Ranhados” localiza-se na freguesia de Ranhados, concelho de Mêda, distrito da Guarda, em Portugal.

Isolado no cume de uma colina, ergue-se em posição dominante sobre a povoação e a confluência do rio Torto e a ribeira da Teja. O topónimo está ligado a esta posição geográfica, em uma elevação entre dois rios, uma vez que o prefixo "ranh" significa a cumeada de elevações.

História

Antecedentes

A primitiva ocupação humana de seu sítio remonta a um castro lusitano, posteriormente romanizado, conforme os testemunhos arqueológicos constituídos por restos cerâmicos, ali recuperados pelo arqueólogo e etnógrafo Adriano Vasco Rodrigues.

O castelo medieval

Dinis I de Portugal (1279-1325) outorgou carta de foral à povoação (1286) visando incentivar-lhe o povoamento e defesa, e terá mandado erguer o castelo sobre os restos do primitivo castro. A Ordem do Templo e a Ordem de São João de Jerusalém (ou do Hospital) possuíam domínios na região, à época.

Sob o reinado de Fernando I de Portugal (1367-1383), os domínios da povoação e seu castelo foram doados a dois irmãos da Casa dos Távora (1381), doação confirmada posteriormente pelo Mestre de Avis em 1384. Alguns autores sustentam que a construção do castelo remontará efetivamente a este período, argumentando a simplicidade do projeto e a aparente ausência de torre de menagem defendendo o portão de armas.

Manuel I de Portugal (1495-1521) outorgou o “Foral Novo” à vila (1512), o que se mostrou insuficiente para reverter o quadro de semiabandono já então vivido.

Do século XVIII aos nossos dias

No século XVIII a povoação e seus domínios pertenciam à Casa do Infantado, constituindo-se em Reitoria da Apresentação do Padroado Real e em Comenda da Ordem de Cristo.

O concelho de Ranhados, extinto, foi incorporado ao concelho de Mêda (1836).

Em virtude do decreto que proibiu os enterramentos dentro do recinto das igrejas em Portugal (1846), a praça de armas do castelo passou a ser utilizada como cemitério municipal, função que perdura até aos nossos dias.

Em precário estado de conservação, há algumas décadas procedeu-se ao reforço de um dos muros exteriores na qualidade de cemitério, o que o desfigurou parcialmente.

O castelo encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo decreto n.º 129/77, publicado no Diário da República, I Série, n.º 226, de 29 de setembro.

Características

Exemplar de arquitetura militar, gótico, de enquadramento rural, isolado, na cota de 838 metros acima do nível do mar.

O recinto amuralhado, incompleto, apresenta planta de traçado retangular irregular, adaptada à topografia, estando os troços de muralha subsistentes localizados nos lados leste e sul. A norte situa-se o muro do cemitério em cantaria recente e a oeste e a leste muros de alvenaria. A muralha assenta em afloramentos rochosos de grande dimensão, alguns deles com marcas de fossetes ou covinhas pré-históricas, e é desprovida de merlões, conservando dois lanços de escadas de acesso ao adarve nos lados oeste e sul. Integra duas torres de planta quadrangular, uma no ângulo sudeste e outra a meio do troço leste. Esta última apresenta porta em arco quebrado, entaipada no lado sul, coberta com abóbada de berço quebrado. Junto à torre leste desenvolve-se uma inflexão, ligando essa torre a uma espécie de cidadela ou troço de muralha interior, de traçado retangular irregular, assente em grande afloramento rochoso, com a mesma altura da muralha, pouco afastada desta no troço leste e desenvolvendo-se paralelamente, tratando-se de uma construção compacta, sem espaço interior.

  • Castle of Ranhados


  • Castle





  • Portugal


  • Featureless and Semiconserved

  • National Protection
    O castelo encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo decreto n.º 129/77, publicado no Diário da República, I Série, n.º 226, de 29 de setembro.







  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Guarda
    City: Mêda

    Rua do Castelo
    6430-362 Ranhados, Meda, Portugal


  • Lat: 40 -60' 24''N | Lon: 7 19' 53''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Ranhados