Läckö Castle

Lidköping, Västra Götaland - Sweden

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Castelo de Läckö” (em sueco, “Läckö slott”) localiza-se na ilha de Kållandsö, na margem sul do lago Vänern, a 25 quilómetros a norte de Lidköping, na província de Gotlândia Ocidental (em sueco, "Västergötland"), na região da Gotalândia (em sueco, "Götaland"), na Suécia.

História

Remonta a um castelo principiado em 1298 pelo bispo da diocese de Skara, Brynolf Algotsson, quando se constituía em duas ou três edificações envolvidas por uma muralha.

Após um incêndio na década de 1470, a fortificação foi reformada pelo bispo Brynolf Gerlachsson.

Em 1527 Gustavo I da Suécia (1523-1560) tomou posse da propriedade, doada ao Marechal de Campo Jacob De la Gardie Pontusson em 1615. O seu novo senhor iniciou-lhe extensa campanha reconstrução, em que se destacaram a adição de um terceiro pavimento na torre de menagem, a construção de uma portada para a praça de armas e a  pintura de afrescos que retratam pessoas e vegetação em nichos, nas escadas e nos quartos no terceiro pavimento da torre.

Em 1654, o conde Magnus Gabriel De la Gardie iniciou, a seu turno, um vasto programa de intervenção: um quarto pavimento foi acrescentado ao conjunto e a decoração de suas paredes e tetos entregue a uma série de artistas contratados para o efeito.

O castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional, estando a ser administrado pelo Conselho Nacional de Propriedade (em sueco, Statens Fastighetsverk) desde 1993. Encontra-se classificado como edifício histórico pela Autoridade Nacional da Herança Cultural (em sueco: Riksantikvarieämbetet) sob o n.º  21300000013312. O Conselho Nacional de Propriedade, a Fundação do Castelo Läckö (em sueco, “Stiftelsen Läckö Slott”) e o Museu Nacional de Belas-Artes (em sueco, Nationalmuseum) trabalham em conjunto para a conservação do conjunto em estilo barroco.

O castelo encontra-se aberto à visitação pública.

A Ópera do Castelo de Läckö encena anualmente uma produção de ópera anual na praça de armas do castelo, por cerca de três semanas a partir de meados de julho.

Bibliografia

Lars Sjöberg; Anneli Welin. The Splendour of The Baroque. Läcko Castle, A Nobleman’s Home in Sweden’s Age of Greatness. Stockholm: National Museum of Fine Arts, 2001. ISBN 91-7100-643-5

Contribution

Updated at 11/05/2019 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Läckö Castle

  • Läckö slott

  • Fortified Palace

  • 1298 (AC)




  • Sweden


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    O castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional, estando a ser administrado pelo Conselho Nacional de Propriedade desde 1993. Encontra-se classificado como edifício histórico pela Autoridade Nacional da Herança Cultural (em sueco: Riksantikvarieämbetet) sob o n.º 21300000013312.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Sweden
    State/Province: Västra Götaland
    City: Lidköping



  • Lat: 58 -41' 30''N | Lon: 13 -14' 51''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Läckö Castle