Fort of San Luis

Puerto Real, Cádiz - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Forte de San Luis” (em castelhano "Fuerte de San Luis"), referido localmente como “Castelo de San Luis” ou “Forte Louis”, localiza-se no município de Puerto Real, província de Cádis, na Comunidade Autónoma de Andaluzia, na Espanha.

Situado no extremo oeste da ilha do Trocadero, onde os navios eram carenados, cooperava com o Forte de Matagorda (também em Puerto Real) e com o Forte de El Trocadero (em Cádis).

História

Foi erguido por forças francesas no contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714), com quatro funções:

- Juntamente com o Forte de Matagorda, do lado oposto da boca do canal de Trocadero, defendendo a entrada do canal;

- Após a linha definida pelo Forte de Matagorda e pelo Forte de San Lorenzo del Puntal (no município de Cádis, do lado oposto da baía) constituía um segundo elemento de defesa contra as tentativas de acesso à baía;

- Graças ao seu flanco voltado a leste, defendida, em conjunto com a bateria de Punta Cantera (na ilha), as águas do seio interior da baía;

- E, a partir de 1763, com a cooperação de uma série de baterias dispostas ao longo do canal de Trocadero (bateria de Leval, bateria Parador, bateria de el Paso, bateria da Cabeza de Puente, bateria de Defensa, bateria Aboville, bateria de Entrada e defesa do Caño, bateria do Rio San Pedro, a bateria da Rada e reduto de Napoleão), hoje todas desaparecidas, foi a principal defesa dos diques de carenagens, moinhos e outras instalações que, a partir de 1787, quando ambas as margens do canal foram muralhadas por iniciativa do Real Consulado y Comercio a Yndias de Cádiz (a Compañía de Filipinas, a Compañía del Consulado, a Compañía de La Habana, o Dique del Rey) consolidando a atividade naval que deu lugar ao florescimento da localidade de Puerto Real.

No contexto da Guerra Peninsular (1808-1814) este sistema defensivo foi responsável por impedir a saída para mar aberto das diversas unidades navais francesas sob o comando do vice-almirante Rossilly (1808). Durante o assédio francês de 1810-1812, todas estas fortificações, tanto o Forte de São Luís ("Fort Louis") como as baterias do canal do Trocadero, foram ocupadas pelas tropas napoleónicas, vindo a ser destruídas quando da retirada das mesmas, em agosto de 1812.

Em abril de 1823, por solicitação de Fernando VII de Espanha (1808, 1813-1833), a França interveio militarmente para apoiá-lo frente às forças liberais e restabelecer o absolutismo, no escopo da ação da Santa Aliança. Nesse contexto, um exército francês conhecido como os “Cem Mil Filhos de São Luís”, sob o comando do duque d'Angoulême, invadiu a Andaluzia e instalou o seu quartel-general em Puerto Real na baía de Cádiz. Durante a batalha de Trocadero (30 de agosto de 1823) os franceses tomaram de assalto o Forte de São Luís, sitiando Cádiz onde se Fernando VII se encontrava retido pelos liberais. Esta batalha colocou fim ao chamado “Triénio Liberal” (1820-1823) e restaurou a monarquia absolutista na Espanha, dando início à chamada “Década Ominiosa” (Segunda Restauração do Absolutismo (1823-1833)).

Atualmente encontra-se em ruínas.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo.

Era totalmente fechado, embora os seus muros fossem menos sólidos que os dos vizinhos Forte de San Lorenzo de El Puntal e Forte de Santa Catalina.

Contribution

Updated at 21/11/2019 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fort of San Luis

  • Castillo de San Luis, Fort Louis

  • Fort





  • Spain


  • Ruins Badly Conserved






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Cádiz
    City: Puerto Real

    11519 Puerto Real, Cádiz, Espanha


  • Lat: 36 -31' 36''N | Lon: 6 14' 31''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of San Luis