Castle of Chaumont-sur-Loire

Chaumont-sur-Loire, Loir-et-Cher - France

O “Castelo de Chaumont-sur-Loire” (em francês “Château de Chaumont-sur-Loire”) localiza-se na margem esquerda do rio Loire, na comuna de Chaumont-sur-Loire, departamento de Loir-et-Cher, na França.

História

Odão I de Blois (c. 950 - 995), conde de Blois, um dos mais poderosos senhores feudais da época de Hugo Capeto, mandou construir o primitivo castelo com a função de defesa da cidade de Blois dos ataques do condado de Anjou.

Em 1455 Luís XI de França (1461-1483) mandou queimar e arrasar o castelo, como punição pela revolta de Pedro de Amboise contra o poder Real, no contexto da "Liga do Bem Público".

O filho de Pedro, Carlos I de Amboise, procedeu à reconstrução do castelo conferindo-lhe a função de palácio, fazendo edificar as alas norte (voltada ao Loire, hoje desaparecida) e oeste, entre 1469 e 1481.

Os trabalhos foram retomados em 1501, por determinação de Carlos II de Amboise, senhor de Chaumont, e continuados pelo seu tio, o cardeal Jorge de Amboise, ministro de Luís XII de França (1498-1515), num estilo já marcado pelo Renascimento, mas conservando a aparência geral fortificada.

Em 1560, a propriedade foi adquirida pela rainha Catarina de Médici (1547-1559), um ano após o falecimento de seu esposo, Henrique II de França (1547-1559). Aqui a rainha recebeu numerosos astrólogos, entre os quais Nostradamus. Após um curto período, Catarina forçou Diana de Poitiers, amante de Henrique II, a trocar o Château de Chenonceau pelo Château de Chaumont. No entanto, Diane de Poitiers viveu pouco tempo em Chaumont, indo terminar os seus dias no Château d'Anet.

Em 1750, Jacques-Donatien Le Ray adquiriu o palácio como casa de campo, tendo ali estabelecido uma fábrica de vidros e de cerâmicas. Considerado o “Pai [francês] da Revolução Americana", por seu entusiasmo pelos Estados Unidos da América, chegou a hospedar Benjamin Franklin no Château de Chaumont-sur-Loire. No entanto, com a eclosão da Revolução Francesa (1789), no mesmo ano o governo revolucionário desapropriou o Château de Chaumont.

A intelectual francesa Madame de Staël adquiriu a propriedade em 1810, que viria a passar às mãos de Marie Say, herdeira da indústria açucareira Say, em 1875, mesmo ano em que se casou com Henrique Amadeu, Príncipe de Broglie. O casal encarregou Ernest Sanson de restaurar o palácio, fez construir luxuosas cavalariças e um magnífico parque paisagístico à inglesa. Para as cavalariças, Sanson optou por um conjunto em tijolo e pedra. Estas, representativas dos edifícios construídos pela aristocracia afortunada ao final do século XIX para abrigar os seus cavalos, foram consideradas, à época, como as mais luxuosas da Europa, beneficiando então de iluminação elétrica em arco, ao mesmo tempo que a Ópera Garnier e o Hôtel de Ville em Paris.

Durante quatro décadas o palácio conheceu um período de fausto, ao longo do qual os Broglie promoveram deslumbrantes festas e recepções, num estilo de vida digno de uma Casa Real. Entretanto, as dificuldades do pós-I Guerra Mundial, agravadas pela crise vivida na década de 1930, obrigaram a Princesa de Broglie a vender Chaumont ao Estado em 1938, passando a propriedade a ser gerida pelos serviços dos Monumentos Históricos de França.

Encontra-se compreendido na região do Vale do Loire, declarada como Património da Humanidade pela UNESCO em 2000.

Em nossos dias o Conservatório Internacional dos Parque e Jardins e da Paisagem de Chaumont-sur-Loire (CIPJP) e o Centro dos Monumentos Nacionais decidiram juntar os seus meios para assegurar a gestão e a animação cultural do Château de Chaumont-sur-Loire.

Contribution

Updated at 20/08/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Castle of Chaumont-sur-Loire

  • Château de Chaumont-sur-Loire

  • Castle





  • France


  • Restored and Well Conserved

  • UNESCO World Heritage
    Encontra-se compreendido na região do Vale do Loire, declarada como Património da Humanidade pela UNESCO em 2000.



  • +33 2 54 20 99 22


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : France
    State/Province: Loir-et-Cher
    City: Chaumont-sur-Loire

    41150 Chaumont-sur-Loire, França


  • Lat: 47 -29' 15''N | Lon: 1 -11' 6''E







  • Castelo do Loire



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Chaumont-sur-Loire