Forte do Desterro

Almeirim, Pará - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O Forte do Desterro localizava-se na margem direita da foz do rio Uacarapy, afluente da margem esquerda do rio Amazonas, no interior do Estado do Pará. É confundido historiográficamente com o Forte do Paru, à margem esquerda da foz do rio Jenipapo ou Paru, onde se localizava o aldeamento do Paru (depois vila de Almeirim), hoje cidade de Almeirim.

Esta fortificação foi erguida, em 1623, por Bento Maciel Parente, quando assumiu o governo da Capitania (SOUZA, 1885:34). O mesmo autor cita ainda, que o Padre Cristóbal de Acuña o viu, em 1638, guarnecido com 30 homens (Relação do Amazonas. apud op. cit., p. 68).

Foi sucedido pelo Forte do Paru de Almeirim.

GARRIDO (1940) denomina esta estrutura como Forte do Paru, atribuindo-a a Francisco da Mota Falcão, que a teria erguido entre 1654-58, com a finalidade de defesa da fronteira ante os nossos vizinhos na Amazônia. Complementa informando que este forte foi conquistado e arrasado em 1697 pelo Marquês de Ferroles, Governador da Guinana, confundindo-o com o Forte do rio Bataboute (op. cit., p. 21).

BARRETTO (1958) considera como data de construção o ano de 1638, localizando a fortificação junto à foz do rio Maicuru, onde hoje existe a cidade de Monte Alegre (vide Forte do rio Maicuru) (op. cit., p. 44-45).

 



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte do Desterro
Página da enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte do Desterro, que se localizava à margem direita da foz do rio Uacarapy, afluente da margem esquerda do rio Amazonas, no interior do Estado do Pará, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_do_Desterro

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Forte do Desterro


  • Fort

  • 1623 (AC)



  • Bento Maciel Parente

  • Portugal


  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Pará
    City: Almeirim

    Localizava-se na margem direita da foz do rio Uacarapy, afluente da margem esquerda do rio Amazonas, no interior do Estado do Pará. É confundido historiográficamente com o Forte do Paru, à margem esquerda da foz do rio Jenipapo ou Paru, onde se localizava o aldeamento do Paru (depois vila de Almeirim), hoje cidade de Almeirim.


  • Lat: 2 9' 30''S | Lon: 54 6' 43''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte do Desterro