Tower of Milmanda

Celanova, Ourense - Spain

A “Torre de Milmanda”, também referida como “Alcázar de Milmanda”, localiza-se no lugar de Santa Eufemia, paroquia de Milmanda, concelho de Celanova, província de Ourense, na Comunidade Autónoma da Galiza, na Espanha.

Situa-se no alto de um outeiro, vizinho ao rio Tuño. O que em nossos dias se configura como a torre-igreja de Milmanda são os restos pouco conhecidos de um dos castelos mais importantes na história da Galiza.

História

A sua existência surge documentada já no século X, vinculando-o ao Mosteiro de San Salvador de Celanova.

No século XII passou a pertencer à Coroa em consequência das lutas que culminaram na criação do Reino de Portugal. Neste contexto terá sido objeto de importantes reformas e ampliações. Ao final desse século Afonso IX de Leão e da Galiza (1188-1230) concedeu à vila foro de reguengo e promoveu o repovoamento da zona com gentes oriundas de Celanova. Estas disposições de repovoamento foram confirmadas por Fernando III de Leão e Castela (1217-1252).

Novos privilégios reais foram outorgados posteriormente, como a isenção de portagens concedida aos vizinhos por Afonso X de Leão e Castela (1252-1284), e a confirmação do foro por parte de Sancho IV de Castela (1284-1295).

O castelo foi palco dos confrontos entre Pedro I de Castela, o Cruel (1350-1369) e Henrique de Trastâmara, futuro Henrique II de Castela (1369-1379). Quando o primeiro foi morto pelo segundo em Montiel (1369), a maior parte da nobreza galega reconheceu como sucessor a Fernando I de Portugal (1367-1383), genro de Pedro I, o qual estabeleceu a sua corte neste castelo e promoveu uma campanha de ocupação de muitas vilas e cidades do país galego.

Afirma-se que o último nobre que deteve o senhorio do castelo foi Suero Eanes de Prada, partidário de D. Pedro I que, após a morte do monarca, partiu para Portugal para não mais voltar.

Findo o conflito, Henrique II confiscou a fortificação de Milmanda, que em 1383 passou a depender diretamente da Coroa até 1446 ano em que foi, junto com o restante da comarca, doado por João II de Castela (1406-1454) em senhorio ao conde de Benavente.

Durante a Revolta Irmandinha (1467-1469) foi demolido pelos revoltosos. Sufocado o movimento, os vizinhos da vila foram obrigados a reerguer o castelo.

A tradição local afirma que um dos senhores do castelo, o senhor de Vilardecás, Francisco Feijoo Sotelo, foi protagonista de um célebre feito:

Um fidalgo de Milmanda foi julgado e condenado na vila portuguesa de Melgaço. O senhor de Vilardecãs reuniu 40 homens armados e atacou o cárcere resgatando ao condenado. Como resposta a esta provocação o duque de Bragança juntou 6.000 homens e, em resposta a este, o conde de Benavente juntou outros 6.000, começando deste jeito a guerra entre Espanha e Portugal, que só terminou com a condição de que o senhor de Vilardecãs deixasse o comando do Alcázar de Milmanda.

Características

Exemplar de arquitetura militar.

O castelo possui dois caminhos, como adarves, em diferentes alturas. O mais alto envolve a vila. Próximo ao cume abre-se um largo fosso, hoje aterrado, no local onde existiu a porta de armas, acedida por uma ponte levadiça.

Da antiga cerca conservam-se dois muros, um deles terminado num torreão. Ao centro podem apreciar-se os vestígios da que seria a torre de menagem. A atual igreja aproveitou uma das torres do castelo como campanário, que é rodeada por um recinto de alvenaria como possível barbacã.

Na face oeste conserva-se uma torre de mais de 6 metros de altura e outra construção vizinha. Subsistem outros elementos defensivos, como restos de caminhos fortificados e de fiadas da muralha.

Bibliografia

BOGA MOSCOSO, Ramón. Guía dos castelos medievais de Galicia. [S.l.]: Edicións Xerais de Galicia, S.A, 2003. (Col. Guías Temáticas Xerais) ISBN 84-9782-035-5. pp. 221-223.



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 04/03/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Tower of Milmanda

  • Alcázar de Milmanda

  • Castle





  • Spain


  • Featureless and Well Conserved






  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Ourense
    City: Celanova



  • Lat: 42 -8' 2''N | Lon: 8 1' 19''W







  • Irmandiño Revolt



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Tower of Milmanda