Castle of Cedofeita

Pontevedra, Pontevedra - Spain

O “Castelo de Cedofeita” localiza-se no lugar de Casaldourado, paróquia de Lérez, concelho de Pontevedra, Comunidade Autónoma da Galiza, na Espanha.

História

Remonta a uma primitiva atalaia num outeiro, em posição dominante sobre a ria de Pontevedra e a rota que ligava Tui a Santiago de Compostela. Admite-se que esta atalaia, por sua vez, tenha sido erguida sobre uma estrutura castreja remontando à Idade do Ferro.

A primeira referência documental ao Castelo de Cedofeita data de 916, numa doação ("donatio") de Ordonho II e sua esposa, a rainha Elvira, ao abade Guntado do mosteiro de Lérez. Nessa doação é mencionada a existência de uma inscrição epigráfica na muralha do castelo: “In primis ponimus Cautum per Portum de Elva, et inde per terminos de Guigilde, et inde ad Petram scriptam quae est in muro de Citofacta (…)”. (Patrimonio Galego (ed.). "Ficha do Castelo de Cedofeita".)

A fortificação volta a apresentar importância estratégica à época do bispo da Diocese de Santiago, Sisnando II (952-968), que o utilizou como parte integrante de um sistema defensivo contra os ataques de Normandos, juntamente com a Torre de A Lanzada, as Torres de Oeste em Catoira, e as de Darbo, e a de Pontesampaio.

No século XII o rio Lérez converteu-se na fronteira natural com o novo reino de Portugal, independente em 1139. Em 1165 Fernando II de Leão (1157-1188) e Afonso I de Portugal (1143-1185) assinaram a “paz do Lérez” após a disputa pelo território ao norte do rio Minho. Pelos seus termos, o monarca português comprometia-se a devolver o Castelo de Cedofeita, que tinha ocupado, e a retirar-se para terras portuguesas. Entretanto, o diploma não foi cumprido, e o castelo não foi entregue, pelo que Fernando II tomou a iniciativa de reconquista da fortificação.

A partir de então, o castelo perdeu função estratégica como enclave defensivo, em favor das torres arcebispais situadas na cidade de Pontevedra até que, a partir do século XV desaparece toda a menção ao mesmo.

Atualmente em mãos de um privado, as suas ruínas situam-se numa mata de eucaliptos, recobertas pela vegetação.

Características

Exemplar de arquitetura militar, em estilos românico e gótico.

Seria constituído, possivelmente, por um muro defensivo em torno do outeiro em que se inscreve.



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 19/05/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Castle of Cedofeita


  • Castle





  • Spain


  • Abandoned Ruins






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Pontevedra
    City: Pontevedra



  • Lat: 42 -28' 15''N | Lon: 8 38' 5''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Cedofeita