Kilchurn Castle

Argyll and Bute, Scotland - United Kingdom

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Castelo Kilchurn” (em inglês “Kilchurn Castle”) localiza-se no extremo nordeste do Loch Awe, na Autoridade unitária de Argyll and Bute, na Escócia, no Reino Unido.

O seu sítio e o seu estado de ruína tornaram-no em um dos pontos mais fotografados do país. Nas proximidades situa-se St Conan’s Kirk, outra importante atração turística da região.

História

Os Campbells de Glenorchy foram o mais poderoso ramo do clã Campbell e, a partir de 1430, por mais de dois séculos, dominaram a região centro das Highlands. A construção de vários castelos, dos quais o de Kilchurn foi o primeiro, foi uma parte fundamental de sua expansão territorial durante este período. Sir Colin Campbell, 1.º senhor de Glenorchy (falecido em 1475), foi o filho mais novo de Duncan Campbell, 1.º Lorde Campbell, ancestral dos condes de Argyll. Sir Colin recebeu Glen Orchy e outras terras de seu pai em 1432 e veio a estabelecer-se em Kilchurn por volta de 1450. O primitivo castelo era composto por uma torre senhorial de 5 pavimentos, com uma praça de armas defendida por uma muralha exterior. À época, Kilchurn implantava-se em uma pequena ilha pouco maior do que o próprio castelo, acedida por uma calçada submersa na maré-baixa ou ao nível das águas.

O filho de Sir Colin, Sir Duncan Campbell de Glenorchy, construiu o "Laich Hall" - um salão de jantar térreo ao longo do interior da cortina sul. Sir Duncan foi um dos muitos nobres escoceses mortos na batalha de Flodden (1513). Durante a segunda metade do século XVI, outro Sir Colin Campbell, o 6.° Laird (1499-1583), melhorou as acomodações do castelo adicionando alguns quartos ao norte da torre-senhorial, e remodelando-lhe o parapeito das muralhas, com a inclusão de quatro guaritas de planta circular sobre piões nos vértices, adornadas por mísulas. Sir Colin também fez erguer o Castelo de Balloch (hoje Castelo de Taymouth) no Loch Tay, para consolidar os ganhos territoriais dos Campbell em Perthshire, o que tinha sido alcançado em grande parte à custa dos seus antigos aliados, o clã MacGregor de Glenstrae.

Sir Duncan Campbell, (c.1550–1631), conhecido como "Black Duncan", representou Argyll no Parlamento escocês e foi-lhe criado um baronete, de Glenorchy, no condado de Perth, na Baronia da Nova Escócia, em 1625. Sir Duncan tinha feito reconstruir e ampliar a parte sul do castelo em 1614 e construiu uma nova ala, incorporando uma capela na parte sudeste da praça de armas. O ambicioso “Black Duncan” também iniciou a construção do Castelo de Finlarig, no extremo oeste do Loch Tay e melhorou as terras aráveis em torno dos castelos de Finlarig, Kilchurn e Balloch.

Em 1681 Sir John Campbell, 5.º baronete, foi nomeado 1.º duque de Breadalbane e Holland. Aproveitando-se da turbulência política de sua época, negociou com os rebeldes Jacobitas ao mesmo tempo que permaneceu leal a Guilherme III de Inglaterra (1650-1712). Na década de 1690 empreendeu um plano para pacificar as Highlands, e como parte dele iniciou a conversão de Kilchurn em um moderno quartel, capaz de abrigar até 200 homens. O seu principal acréscimo foi a construção de um bloco de três pavimentos com planta em forma de “L” ao longo do lado norte.

Em 1714, diante da morte da Rainha Ana, o duque de Breadalbane promoveu uma conferência de jacobitas em Kilchurn, e posteriormente juntou-se ao Levante Jacobita de 1715 do conde de Mar. Diante do insucesso do levante o duque retornou a casa para encontrar elementos pró-governo de sua família que tinham voltado Kinchurn e Finlarig para o lado Alexander Campbell de Fonab, a quem o duque foi obrigado a render-se em fevereiro de 1716. Viria a permanecer sob prisão domiciliar em Taymouth até à sua morte no ano seguinte (1717). Kilchurn também foi usado como guarnição do governo durante a Revolta Jacobita de 1745. Os Campbells tentaram, sem sucesso, vender Kilchurn ao governo depois de se terem mudado para o Castelo de Taymouth, em Perthshire, reconstruído em 1740. Em 1760 Kilchurn foi danificado pela queda de um raio, vindo a ser completamente abandonado; os restos de uma das guaritas de planta circular da torre-senhorial ainda jazem de cabeça para baixo no centro da praça de armas, testemunhando a violência da tempestade. O castelo foi destelhado por volta de 1770.

O pintor romântico William Turner pintou o castelo em uma de suas viagens à Escócia no início do século XIX.

Devido à alteração do nível das águas do lago em 1817, a pequena ilha em que o castelo se situa ficou ligada a terra, constituindo desde então uma península.

MacGibbon and Ross inspecionaram o castelo em 1887, após o que trabalhos de restauração parecem ter alterado algumas características originais do castelo.

As ruínas encontram-se classificadas como um “scheduled monument”, em nossos dias aos cuidados do Historic Environment Scotland, e estão abertas ao público no Verão. O acesso pode ser feito tanto por barco, a partir do cais de Lochawe, como a pé, a partir de da estrada A85, próximo a Dalmally.



Related links 

Kilchurn Castle
Página do Castelo de Kilchurn, Escócia, no website da Historic Environment Scotland.

https://www.historicenvironment.scot/visit-a-place/places/kilchurn-cas...

 Print the Related links

Contribution

Updated at 21/08/2017 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Kilchurn Castle


  • Castle

  • 1450 (AC)




  • United Kingdom


  • Conserved Ruins

  • National Protection
    As ruínas encontram-se classificadas como um “scheduled monument”, em nossos dias aos cuidados do Historic Environment Scotland.


  • Historic Environment Scotland



  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : United Kingdom
    State/Province: Scotland
    City: Argyll and Bute

    Lochawe, Dalmally PA33 1AF Scotland


  • Lat: 56 -25' 47''N | Lon: 5 1' 39''W


  • A margem e as águas do Loch Awe.

  • De 1 de abril a 30 de setembro:

    De segunda a domingo, das 09h30 às 17h30.








Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Kilchurn Castle