Miramare Castle

Trieste, Trieste - Italy

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Castelo de Miramare” (em italiano, “Castello di Miramare”) localiza-se no golfo de Trieste, a poucos quilómetros a norte da cidade de Trieste, na Região Autónoma do Frioul-Vénétie Julienne, no nordeste da Itália.

Em nossos dias é um dos monumentos mais famosos da cidade, e um dos mais visitados do país.

História

O edifício é fruto da iniciativa do Arquiduque Maximiliano de Habsburgo-Lorena, futuro imperador do México (1864-1867), que, em 1855, decidiu a construção, nos arredores de Trieste, de uma residência adequada à sua posição social, com vista para o mar e rodeado por um grande parque.

Fascinado pela grande beleza do promontório de Grignano, um afloramento na falésia calcária, quase desprovido de vegetação, Maximiliano adquiriu as diversas parcelas de terreno ainda em 1855. A primeira pedra do castelo foi lançada a 1 de março de 1856. Na véspera do Natal de 1860, Maximiliano e sua esposa, a princesa Charlotte da Bélgica, mudaram-se para o pavimento térreo, ainda incompleto, do castelo, enquanto o primeiro pavimento e os exteriores eram concluídos.

O edifício, projetado pelo arquiteto austríaco Carl Junker, é em estilo eclético, conforme o gosto da época, combinando elementos do românico, do gótico e da renascença. Num cenário marcado pela presença do mar, no interior, ele é evocado pela cor azul da tapeçaria no pavimento térreo. A decoração do interior tem a assinatura dos artesãos Franz e Julius Hofmann.

Foi aqui que uma delegação de mexicanos conservadores, favoráveis à monarquia em seu país, se reuniu com Maximiliano (3 de outubro de 1863). Liderada por José María Gutiérrez de Estrada e integrada por José Hidalgo, Juan Nepomuceno Almonte, o Dr. José Pablo Martinez del Rio, Antonio Escandón, Tomás Murphy, Adrián Woll, Ignacio Aguilar e Marocho, Joaquín Velázquez de León, Francisco Javier Miranda e Ángel Iglesias como secretário, apresentaram ao arquiduque da Casa de Habsburgo a petição dos monarquistas mexicanos para que esta cingisse a coroa mexicana e ocupasse o trono do México.

Na década de 1930 aqui esteve detido, cerca de 7 anos, Amadeo II, 3.º duque de Saboia-Aosta, que promoveu modificações no pavimento superior do castelo ao gosto de sua época.

O castelo é utilizado como museu histórico, e o seu acervo também preserva uma valiosa coleção de vasos orientais. Nele os visitantes podem observar os quartos de Maximiliano e de sua esposa, Charlotte, um quarto-testemunho que ilustra a história da construção do castelo e do parque, assim como as dependências onde viveu o duque Amedeo II (com mobiliário de 1930 em estilo Racionalista). Todos as dependências estão bem conservadas e mantidas, assim como seu recheio, móveis, vitrais, armaria e objetos de decoração que datam de meados do século XIX. Destacam-se a sala de música, onde Charlotte tocava piano. Na sala XIX há uma série de pinturas de Cesar Dell'Acqua retratando a história de Miramar. Por fim, os visitantes podem visitar a sala do trono, que recentemente foi restaurada.

Características

Exemplar de arquitetura civil, apalaçado, o conjunto constitui uma síntese feliz entre arte e natureza, combinando, no vasto parque circundante, com uma área de 22 hectares, austeras plantas mediterrânicas e outras, europeias e exóticas, muitas trazidas pelo próprio Maximiliano, de sua viagem ao redor do mundo como Almirante da Marinha Austríaca. Nele se ergue o chamado “Casteletto”, um palacete que foi o lar dos cônjuges durante a construção do castelo e que, posteriormente, viria a ser utilizado como local de recolhimento temporário de Charlotte, após a execução por fuzilamento do marido no México, quando se agravou a sua saúde mental, vindo a apresentar manifestações clínicas de insanidade.

Contribution

Updated at 02/01/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Miramare Castle

  • Castello di Miramare

  • Fortified Palace

  • 1856 (AC)

  • 1860 (AC)



  • Italy


  • Restored and Well Conserved






  • Historical museum

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Italy
    State/Province: Trieste
    City: Trieste



  • Lat: 45 -43' 51''N | Lon: 13 -43' 16''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Miramare Castle