Alamo

San Antonio, Texas - United States of America

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

A “Missão Álamo em Santo António” (em inglês, “Alamo Mission in San Antonio”), comumente referida apenas por “The Alamo”, e primitivamente chamada de “Misión San Antonio de Valero”, localiza-se na cidade de San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos da América.

História

Foi fundada no século XVIII, sendo uma das primeiras missões espanholas no Texas, com a função de evangelizar os nativos norte-americanos da região convertendo-os ao cristianismo e às diretrizes da Igreja Católica Apostólica Romana.

Secularizada em 1793, caiu em abandono. Em 1803 foi ocupada pela 2.ª Compañía Volante de San Carlos de Parras, uma unidade espanhola de lanceiros de San José y Santiago del Álamo, em Coahuila, à qual se deve o nome de Álamo. Esta companhia montada foi ativa durante a ocupação da região do Tejas (Texas) pelo Vice-Reinado da Nova Espanha. No período de ocupação militar da missão ali foi estabelecido um hospital militar, e a estrutura da missão foi expandida para atender a sua missão militar, como uma fortificação.

Durante a Revolução do Texas (1835-1836), o general mexicano Martin Perfecto de Cos rendeu o forte ao Exército Texano em dezembro de 1835, após o Cerco de Béxar. Uma guarnição relativamente pequena de soldados texanos ocupou então a praça por vários meses.

Após um assédio de 13 dias, uma força de 1.500 soldados mexicanos conquistou o forte (6 de março de 1836), e dizimaram a guarnição, exceto dois homens e algumas mulheres e crianças. O cerco e a vitória mexicana no Álamo proporcionaram tempo e motivação aos texanos para criarem um governo e uma constituição. Inspiradas por esses eventos, as forças texanas passaram a querer vingar os companheiros mortos no Álamo, sentimento expresso pelo grito de guerra “Remember The Alamo!” ("Lembrem O Álamo!"). Desse modo, na Batalha de San Jacinto (21 de abril de 1836) uma força de 800 soldados texanos derrotou uma força duas vezes maior de mexicanos, capturando inclusive o general das forças mexicanas e o então ditador do México, Antonio López de Santa Anna, e garantindo com isso a independência do Texas, que viria a ser anexado pelos Estados Unidos em 1845.

Em 1849 o exército dos EUA passou a alugar as instalações do Álamo como quartel-mestre, função que desempenhou até 1876 quando Fort Sam Houston foi estabelecido. No Texas, ao final do século XIX, o complexo do Álamo gradualmente tornou-se conhecido como um local de batalha. A capela foi vendida ao estado do Texas, que lhe organizou visitas ocasionalmente, mas sem ter promovido nenhum esforço para restaurá-la. Os demais edifícios foram vendidos a uma empresa mercantil que os operou como uma mercearia por atacado.

A associação “Daughters of the Republic of Texas” (DRT) constituiu-se em em 1895 e iniciou a tentativa de preservação do Álamo. Adina Emilia de Zavala e Clara Driscoll convenceram com sucesso a legislatura do estado em 1905 a adquirir o terreno e os edifícios remanescentes e nomear a DRT como depositária permanente do local. A capela do Álamo foi ainda classificada como um santuário do estado do Texas.

Durante o século XX foram efetuadas tentativas periódicas para retirar o controlo do monumento à DRT, até que, no início de 2015, o então Texas Land Commissioner, George P. Bush, transferiu oficialmente o controlo para o Texas General Land Office.

O Álamo e as quatro missões no San Antonio Missions National Historical Park foram classificados como Património Mundial pela UNESCO em 5 de julho de 2015.

Contribution

Updated at 02/01/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Alamo

  • The Alamo, Misión San Antonio de Valero

  • Religious mission





  • United States of America


  • Featureless and Well Conserved

  • UNESCO World Heritage
    O Álamo e as quatro missões no San Antonio Missions National Historical Park foram classificados como Património Mundial pela UNESCO em 5 de julho de 2015.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : North America
    Country : United States of America
    State/Province: Texas
    City: San Antonio



  • Lat: 29 -26' 27''N | Lon: 98 29' 10''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Alamo