Forte de Nossa Senhora das Neves

João Pessoa, Paraíba - Brazil

O Forte de Nossa Senhora das Neves localizava-se em posição dominante, à margem direita, a cerca de 18 Km acima da foz do rio Paraíba do Norte, atual cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba.

Após a retirada das gentes do Forte de São Felipe (Forte Velho) para a ilha de Itamaracá, o Ouvidor-mór da Capitania de Pernambuco, Martim Leitão, organiza uma segunda expedição para a conquista da Paraíba (out/1585). Com o auxílio de João Tavares, negocia a paz com os índios Tupiniquim sob o comando de Pirajibe ("braço de peixe"), e juntos derrotam os índios Potiguar. Foram assim nova e definitivamente lançandos os alicerces da povoação de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa (04/nov/1585).

Para defendê-la, utilizando-se da mão-de-obra de colonos, soldados e indígenas, iniciou a construção de um forte em alvenaria de pedra e cal pelo "mestre d'obras d'El Rey" Manoel Fernandes, de acordo com planta de autoria do Engenheiro alemão Cristóvão Linz. Na forma de um polígono quadrangular regular de 15 braças (33 metros) de lado, com dois baluartes, foi guarnecido por cinquenta soldados espanhóis e artilhado com oito peças. SOUZA (1885) remonta este forte a nov/1585, computando-o como estrutura antecessora do Forte do Cabedelo (op. cit., p. 78).

Também conhecido como Forte do Varadouro, o seu primeiro comandante foi o Capitão espanhol Francisco Morales (fev/1586) (SOUZA, 1885:78; BARRETTO, 1958:113-114), que, como Castrejón, seu conterrâneo, também se desentendeu com os administradores portugueses, desertando para a Espanha.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte de Nossa Senhora das Neves
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte de Nossa Senhora das Neves, que se localizava em posição dominante, à margem direita, a cerca de dezoito quilômetros acima da foz do rio Paraíba do Norte, atual cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Nossa_Senhora_das_Neves_%28Brasi...
Forte de Nossa Senhora das Neves
Website da Câmara Municipal de Matosinhos, versando sobre o Forte de Nossa Senhora das Neves, que se localiza na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba.

http://www.cm-matosinhos.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=11460

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte de Nossa Senhora das Neves

  • Forte do Varadouro

  • Fort

  • 1585 (AC)


  • Cristóvão Linz




  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Paraíba
    City: João Pessoa

    Localizado em posição dominante, à margem direita, a cerca de 18 Km acima da foz do Rio Paraíba do Norte, atual cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba.


  • Lat: 7 6' 28''S | Lon: 34 53' 52''W




  • Estava artilhado com oito peças.

  • Constituía-se em um forte em alvenaria de pedra e cal na forma de um polígono quadrangular regular de 15 braças (33 metros) de lado, com dois baluartes.





Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de Nossa Senhora das Neves