Château fort de Lourdes

Lourdes, Hautes-Pyrénées - France

O “Castelo-forte de Lourdes” (em francês: “Château fort de Lourdes”) localiza-se na comuna de Lourdes, no departamento dos Hautes-Pyrénées, na região da Occitânia, no Sudoeste da França.

Ergue-se sobre um promontório rochoso, em posição estratégica à entrada dos sete vales do Lavedan, nos Pirenéus. A poucos quilómetros da atual fronteira com a Espanha, é vizinho ao santuário católico de Lourdes e ao Parque Nacional dos Pirenéus, este último classificado como Património Mundial pela UNESCO.

História

A sua primitiva estrutura remonta ao período da Romanização.

Sofreu assédio em 778 pelas forças de Carlos Magno (800-814).

Tornou-se a residência dos condes de Bigorre nos séculos XI e XII.

No século XII o castelo e seus domínios passaram para os condes de Champagne, também reis de Navarra, passando a pertencer à Coroa Francesa no reinado de  Filipe IV de França, o Belo (1285-1314). Foi cedido à Inglaterra pelos termos do Tratado de Brétigny (1360), para retornar aos domínios da França no início do século XV, após ter sofrido dois assédios.

A estrutura do castelo foi reforçada no séculos XIII e XIV (construção da torre de menagem), e novamente dos séculos XVII ao XIX.

No século XVII, o castelo tornou-se uma prisão real e, após a Revolução Francesa (1789), uma prisão do Estado, função que manteve até ao início do século XX quando, por iniciativa de Louis Le Bondidier e sua esposa Margalide, tornou-se a sede do Musée Pyrénéen (1921), função que conserva até aos nossos dias. É o maior e mais importante museu de tradições populares nos Pirenéus. apresentando aos visitantes aspectos da arte e da vida cotidiana da região, desde a culinária local à indumentária.

Encontra-se classificado como Monumento Histórico, pelo Ministério da Cultura Francês, desde 21 de setembro de 1995.

Características

Exemplar de arquitetura militar.

Diversos vestígios da primitiva estrutura romana (fragmentos de esculturas, oferendas votivas, fundações de muralhas) foram trazidos à luz pelos trabalhos de engenharia militar empreendidos no século XIX, que entretanto acarretaram a destruição da maior parte das antigas muralhas.

A primitiva estrutura do castelo sofreu ampliações e reformas ao longo dos séculos até atingir a sua atual conformação, envolvido por baluartes.

Em nossos dias, os restos mais antigos datam dos séculos XI e XII e consistem nas fundações das muralhas medievais.

A Capela de Notre-Dame-du-Château abriga a mobília da antiga igreja paroquial de Saint-Pierre de Lourdes, destruída em 1904. A atual capela é construída com material reaproveitado de Saint-Pierre de Lourdes.

Contribution

Updated at 13/03/2019 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Château fort de Lourdes


  • Castle





  • France


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Encontra-se classificado como Monumento Histórico, pelo Ministério da Cultura Francês, desde 21 de setembro de 1995.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : France
    State/Province: Hautes-Pyrénées
    City: Lourdes

    25 Rue du Fort
    65100 Lourdes, França


  • Lat: 43 -6' 13''N | Lon: 0 2' 56''










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Château fort de Lourdes