Bodiam Castle

Bodiam, England - United Kingdom

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Castelo de Bodiam” (em inglês: “Bodiam Castle”) localiza-se em Bodiam, East Sussex, na Inglaterra.

História

Foi construído no contexto da Guerra dos 100 anos (1337-1453) em 1385, sob o reinado de Ricardo II de Inglaterra (1377-1399), por Sir Edward Dalyngrigge, um antigo cavaleiro de Eduardo III de Inglaterra (1327-1377). Embora tradicionalmente se afirme  que tinha como função a defesa da área de uma possível invasão francesa - a costa Sul da Inglaterra, onde Bodiam se situa, estava em constante ameaça de invasão por parte da França -, investigações recentes sugerem que possa ter sido construído mais como uma exibição de poder do que para uma defesa efectiva. Entre as evidências que suportam esse raciocínio observam-se as suas muralhas, com apenas um par de pés de espessura, possui apenas uma linha de defesa, ao contrário dos castelos concêntricos.

Ao longo dos séculos o castelo e seus domínios pertenceram a diversas famílias poderosas em Sussex, nomeadamente os Levett, em honra aos quais o atual caminho em frente do castelo recebeu o nome.

No contexto da Guerra Civil Inglesa (1642-1651), John Tufton, 2.º conde de Thanet (um realista), vendeu o castelo em março de 1644 a Nathaniel Powell (um Parlamentarista) por £6,000 (cerca de £950,000 em valor atual). Findo o conflito, Powell recebeu de Carlos II de Inglaterra (1660-1685) o título de baronete. Embora se desconheça quando é que o Castelo de Bodiam foi desmantelado, tal ocorreu provavelmente após ter sido adquirido por Powell. Recorde-se que, durante (e mesmo após) a Guerra Civil, muitos castelos foram desmantelados para evitar que fossem reutilizados militarmente. Entretanto, nem todos foram completamente destruídos e, em alguns casos, foram tomados cuidados para não desfigurar desnecessariamente as estruturas. Em Bodiam foi considerado suficiente desmantelar apenas a barbacã, as pontes de acesso sobre o fosso e os edifícios no interior do castelo. Quando Powell faleceu, em 1674 ou 1675, o castelo foi herdado pelo seu filho, também chamado Nathaniel. Após ter pertencido ao segundo Nathaniel, o castelo chegou à posse de Elizabeth Clitherow, sua nora.

Após o seu desmantelamento, o castelo entrou em declínio até ao século XX, tendo as suas pedras sido reaproveitadas pelos habitantes da área em suas próprias construções.

No início do século XX, o castelo foi adquirido e restaurado pelo antigo Vice-Rei da Índia, George Curzon, 1.° marquês Curzon de Kedleston, proprietário de Kedleston Hall, que em 1925 o legou por testamento ao "National Trust for Places of Historic Interest or Natural Beauty".

Encontra-se classificado como um "listed building" no Grau I desde 3 de agosto de 1961, sob o n.º 1044134, e como "Scheduled Monument". 

Graças ao seu aspecto pitoresco, o castelo tem sido utilizado como cenário em diversas produções, entre as quais:

- o filme Monty Python and the Holy Grail (1974), na sequência "Tale of Sir Lancelot", na introdução de uma cena, identificado como "Swamp Castle";

- o episódio 128 ("The King's Demons"), da 20.ª temporada (1983) da série “Doctor Who”;

- o videoclipe do single "Power and the Glory" (1983) da banda Saxon;

- o videoclipe da canção "The Celts" (1992), de Enya;

Características

Exemplar de arquitetura medieval, em estilo gótico.

Apresenta planta no formato retangular, com o eixo mais longo no sentido Norte-Sul, com torres de planta circular nos vértices, e torres de planta quadrada ao centro de cada pano de muralhas. Em uma das torres situa-se a cisterna do castelo, e noutra, opost, a capela.

No interior das muralhas observam-se as ruínas dos edifícios domésticos, que indicam ter apresentado grande volume. À direita da torre posterior dispõe-se Grande Hall do palácio.

Externamente o castelo é envolvido por um largo fosso inundado, alimentado por um manancial de água.

A porta de armas rasga-se na torre ao centro da muralha Norte, enquanto a poterna o é na torre ao centro da muralha Sul. Ambas as portas eram primitivamente acedidas por pontes que ultrapassavam o fosso, sendo que a ponte Norte girava em ângulo reto num baluarte de planta octogonal, antes de atingir a margem. Isso proporcionava uma defesa adicional ao portão de armas, visto obrigar qualquer atacante que se aproximasse pela ponte a expor-se às armas dos defensores postados na torre Noroeste.



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 05/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Bodiam Castle


  • Castle

  • 1385 (AC)




  • United Kingdom


  • Featureless and Well Conserved

  • National Protection
    Encontra-se classificado como um "listed building" no Grau I desde 3 de agosto de 1961, sob o n.º 1044134, e como "Scheduled Monument".

  • National Trust

  • National Trust

  • +44 1580 830196


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : United Kingdom
    State/Province: England
    City: Bodiam

    Bodiam,
    Robertsbridge TN32 5UA, Reino Unido


  • Lat: 51 -1' 52''N | Lon: 0 -33' 24''










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Bodiam Castle