Fort St. Catherine

Saint George (City), Bermuda - United Kingdom

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Forte de Santa Catarina” (em inglês: “Fort St. Catherine” ou “Fort St. Catherine's”, como popularmente referido) localiza-se na ponta Nordest da ilha de St. George, no Território Britânico Ultramarino das Bermudas.

Sucessivamente reforçado e ampliado ao longo de sua história, foi primitivamente guarnecido pela Milícia das Bermudas e, posteriormente, por unidades regulares da Royal Artillery desde 1612 até ao século XX.

História

A primitiva fortificação foi erguida em 1612, em madeira. Dois anos mais tarde (1614) foi reconstruído em alvenaria de pedra, constituindo-se em uma torre de planta quadrada, ameada, dividida internamente em dois pavimentos, com duas peças de artilharia em bateria na laja superior, conforme iconografia datada de 1624.

Integra uma série de fortes erguidos imediatamente após a Virginia Company ter sido oficialmente sancionada em 1612 pela sua posse das Bermudas, ocupada desde o naufrágio do “Sea Venture” (1609). Os primeiros fortes foram erguidos em torno do porto de St. Geoge, a que logo se seguiram os fortes em Castle Harbour, as “Castle Islands Fortifications”. Estes fortes incluem os mais antigos edifícios remanescentes construídos pelos ingleses no Novo Mundo.

Enquanto a maioria destes fortes foram projetados para impedir que um inimigo penetrasse no porto de St. George, quer diretamente do Atlântico Norte, quer via Castle Harbour, o Forte de Santa Catarina foi erguido estrategicamente em um ponto onde podia controlar os navios que se aproximassem da linha de recifes vindos do Atlântico Norte em busca do principal canal de navegação para contornar a ilha de St. George, navegando para o Oeste. Os navios que se aproximassem por essa via, ficavam limitados pela linha de recifes e deveriam necessariamente navegar junto à costa, sem terem espaço para manobras evasivas.

O forte foi reconstruído cinco vezes, a última vez no final do século XIX, quando a Bermuda se tornou a principal base da Royal Navy no hemisfério ocidental, o que demandava uma grande guarnição militar apoiada por numerosos fortes e baterias.

Diante da evolução da artilharia naval, a posição exposta do forte tornou-o vulnerável, vindo a ser construídos outros, projetados suportar melhor o fogo, ocultos à vista por obras de terra. Desse modo, na colina diretamente atrás do Forte de Santa Catarina foram erguidos o Forte Victoria e o Forte Albert.

No século XX, estes fortes tornaram-se obsoletos e a maior parte da artilharia costeira ainda em uso foi colocado em baterias com uma fortificação mínima, como a Bateria de St. David, a Bateria Alexandra, e a Bateria Warwick Camp. Os “rifled muzzle loader” (RMLs) de calibre 10 polegadas no Forte de Santa Catarina não foram substituídos, assim como os de calibre 9,2 polegadas dispostos no Forte Victoria, tornando o de Santa Catarina e o Forte Albert desnecessários. Eventualmente os RMLs foram empurrados para o lado do forte na década de 1940 jazendo, enferrujados nas encostas vizinhas e na linha d’água. Os RMLs de calibre 10 polegadas agora montados no forte foram retirados do Forte Albert na década de 1960.

Em nossos dias o forte abriga um museu dedicado à história de Bermuda, nomeadamente em seus aspectos militares.

Como resultado de seu significado histórico, com fortificações abrangendo os quatro séculos de presença inglesa no Novo Mundo, desde 2000 os fortes no East End das Bermudas, juntamente com a cidade de St. George, encontram-se classificadas como Património Mundial pela UNESCO como "Cidade Histórica de Saint George e Fortificações em seu entorno, Bermudas".



 

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 03/09/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fort St. Catherine

  • Fort St. Catherine's

  • Fort

  • 1612 (AC)




  • United Kingdom


  • Restored and Well Conserved

  • UNESCO World Heritage
    Em 2000 a cidade, juntamente com as fortificações que a envolvem, incluindo as fortificações das Ilhas Castle, foi declarada como Património Mundial pela UNESCO, sob a designação oficial de "Cidade Histórica de Saint George e Fortificações em seu entorno, Bermudas".



  • +1 441-297-1920


  • Historical military museum

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : United Kingdom
    State/Province: Bermuda
    City: Saint George (City)

    15 Coot Pond Road
    98RG+74 Saint George, Bermudas


  • Lat: 32 -24' 34''N | Lon: 64 40' 29''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort St. Catherine