Dolwyddelan Castle

Dolwyddelan, Wales - United Kingdom

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Castelo de Dolwyddelan” (em inglês: “Dolwyddelan Castle”; em gaélico: “Castell Dolwyddelan”) localiza-se a cerca de 4 milhas a Oeste da cidade de Dolwyddelan, no condado de Conwy, no norte do País de Gales, no Reino Unido.

História

Embora historigraficamente se tenha acreditado ter sido este o local de nascimento de Llywelyn, o Grande (c. 1173-1240), príncipe de Gwynedd e North Wale, senhor de Snowdonia, atualmente acredita-se que ele tenha nascido em Tomen Castell, uma pequena torre em uma colina próxima, e que Dolwyddelan tenha sido por ele construído, possivelmente entre 1210 e 1240, com a função guarda de um passo na montanha, percorrido por uma importante via no norte de Gales.

Após a morte de Llywelyn, o Grande, o castelo passou, provavelmente, para as mãos de seu neto, Llywelyn ap Gruffudd.

Com a morte deste último (dezembro de 1282), nos estágios finais da conquista de Gales por Eduardo I de Inglaterra (1272-1307), o castelo foi conquistado a 18 de janeiro de 1283, quando o monarca chegou a Dolwyddelan à frente de 5.400 homens. Alguns historiadores sugerem que pode ter havido um acordo entre os defensores do castelo e Eduardo, de modo a que a capitulação tenha sido negociada. O castelo foi ocupado por uma guarnição inglesa, tendo conhecido intervenção de ampliação e reforço até pelo menos 1286, havendo registos de trabalhos de carpintaria, da construção de uma ponte de acesso e de um moinho de água.

O castelo manteve a guarnição inglesa por pouco tempo, até 1290, momento em que a estratégia de controlo de longo prazo no país de Gales começou a depender de centros militares e administrativos acessíveis pelo mar, o que tornou obsoletos os castelos do interior.

Em 1488, a propriedade foi adquirida por Maredudd ap Ieuan, um nobre oriundo da península de Llŷn, que acrescentou um pavimento à torre principal.

Há relatos de que, cerca de 1810 uma das torres pode ter desmoronado. Uma extensa intervenção de conservação e restauro do castelo teve lugar entre 1848 e 1850, por iniciativa do barão Willoughby de Eresby, durante a qual foram-lhe acrescentadas ameias.

Em 1930, as suas ruínas foram colocadas sob a tutela do Ministério das Obras.

Foi utilizado como locação para todas as tomadas externas do castelo de Ulrich, no filme Dragonslayer (1980).

Encontra-se classificado no Grau "I" do "listed building" desde 1997, e aberto à visitação pública. Inscreve-se no Parque Nacional Snowdonia. Encontra-se sob a proteção do Cadw, serviço de ambiente histórico do governo galês e parte do grupo de Turismo e Cultura.

Características

Exemplar de arquitetura militar, de enquadramento rural, isolado, em posição dominante sobre uma elevação.

Primitivamente constituído por uma torre de planta retangular dividida internamente em dois pavimentos, o superior consistiria em um compartimento principal com uma lareira, e um alçapão para acesso ao pavimento inferior. A porta de acesso, elevada, teria sido defendida por um matacão.

Uma segunda torre de dois pavimentos foi erguida por Eduardo I durante os reparos empreendidos em 1283-1284 e ligada à primeira por uma muralha orgânica (adaptada ao terreno onde se inscreve), delimitando uma praça de armas, durante trabalhos executados em 1290-1292. Esta segunda torre possuía uma lareira no último pavimento, acedido por uma escada interna.

Ao final do século XV a torre principal recebeu um terceiro pavimento, vindo a atingir uma altura de 12 metros.

Contribution

Updated at 10/09/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Dolwyddelan Castle

  • Castell Dolwyddelan

  • Castle

  • Between 1210 and 1240 (AC)




  • United Kingdom


  • Conserved Ruins

  • National Protection
    Encontra-se classificado no Grau "I" do "listed building" desde 1997, e aberto à visitação pública. Inscreve-se no Parque Nacional Snowdonia.



  • +44 871 200 2233


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : United Kingdom
    State/Province: Wales
    City: Dolwyddelan

    A470, Dolwyddelan LL25 0JD, Reino Unido


  • Lat: 53 -4' 50''N | Lon: 3 54' 31''W






  • 1848-1850: campanha de consolidação e restauro, por iniciativa do barão Willoughby de Eresby.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Dolwyddelan Castle