Forte de São Domingos de Rana

Cascais, Lisboa - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O "Forte de São Domingo de Rana", também referido como "Forte do Junqueiro" localizava-se na praia e freguesia de Carcavelos, concelho de Cascais, distrito de Lisboa, em Portugal.

Foi edificado no contexto da Guerra da Restauração da independência (1640-1668), integrando a 1.ª linha de fortificações da barra do Tejo, que se estendia do cabo da Roca até à Torre de Belém para defesa da cidade de Lisboa. Situado na ponta ocidental da enseada de Carcavelos, este forte, juntamente com uma extensa cortina de atiradores (que ligava a ponta de Rana a São Julião) tinha a função de fechar o arco do extenso areal de Carcavelos cuja defesa não se encontrava completamente assegurada pela Fortaleza de São Julião da Barra, construída na extremidade oposta.

História

Foi erguido por determinação do Conselho de Guerra de João IV de Portugal (1640-1656), sob a supervisão do Governador das Armas da Praça de Cascais, D. António Luís de Meneses (1596-1675), 3.° conde de Cantanhede, em 1645, conforme inscrição epigráfica sobre o seu Portão de Armas.

Dada a sua importância estratégica, o forte foi ampliado no século XVIII.

No contexto da Guerra Peninsular (1807-1814) manteve-se como uma peça importante na defesa desta costa. Incluído nas Linhas de Torres, aqui terminava, a Oeste, a Linha Fortificada de Oeiras, que tinha como função preservar um eventual porto de embarque para as tropas britânicas em caso de retirada.

No contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834) continuou a merecer a atenção, agora de Miguel I de Portugal (1828-1834) quando foi beneficiado com várias obras que lhe garantiam um bom desempenho em caso de um possível desembarque das tropas liberais.

Perdida a função estratégica foi, em duas ocasiões, levado a hasta pública. No entanto, a pressão exercida pelo conselheiro Tomás António Ribeiro Ferreira e pelo médico Dr. José Joaquim de Almeida junto ao poder público, evitou a venda a particulares tendo aqui sido inaugurado, em 1902, o Sanatório Marítimo de Carcavelos, dirigido pelo primeiro. Após a sua morte, a instituição recebeu o nome de Sanatório António José d'Almeida.

Em nossos dias as suas instalações foram desativadas, dias uma vez que o Hospital Ortopédico Dr. José d'Almeida foi transferido para uma nova unidade hospitalar do concelho de Cascais, inaugurada em fevereiro de 2010.

Apesar das inúmeras obras que sofreu para adaptação a hospital, ainda podem ser observados nítidos vestígios da sua primitiva traça, nomeadamente nos cunhais de cantaria na fachada virada à Estrada Marginal, onde são, também, visíveis as armas reais e a lápide evocativa da sua fundação em 1645.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo.

Em sua origem apresentava modestas dimensões, com um corpo de planta retangular para aquartelamento das tropas e uma bateria.

A inscrição epigráfica, primitivamente sobre o Portão de Armas, reza:

"O muito alto e poderoso rei D. João, o 4.° de Portugal, Nosso Senhor, mandou fazer esta fortificação, sendo Governador das Armas de Cascais o Conde de Cantanhede, Dom António Luís de Menezes, no ano de 1645"

Uma segunda placa epigráfica recorda a fundação do Sanatório:

"Sobre a antiga fortaleza foi fundado este sanatório por Tomás Ribeiro e José Joaquim d'Almeida, em 1897. Falecido o primeiro dos fundadores, em 1901, conseguiu o segundo fazer as obras de adaptação, oferecendo-a à Assistência Nacional aos Tuberculosos, que, provendo-o das roupas e utensilios necessários, o abriu em 22-8-1902, para 26 crianças. O Benemérito Dr. José Joaquim d'Almeída dirigiu-o gratuitamente desde a abertura até à data do seu falecimento, em 18-12-1921."

  • Forte de São Domingos de Rana

  • Forte do Junqueiro

  • Fort

  • 1645 (AC)



  • John IV of Portugal

  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Without defined use

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Lisboa
    City: Cascais



  • Lat: 38 -41' 6''N | Lon: 9 20' 38''W






  • 1902: requalificado, foi inaugurado como Sanatório.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de São Domingos de Rana