Gifu Castle

Gifu, Gifu - Japan

O “Castelo de Gifu” (em japonês, “Gifu-jō”) localiza-se na cidade e província de Gifu, no Japão.

Vizinho ao Monte Kinka e ao rio Nagara, é um dos “ex libris” da cidade.

História

O castelo foi construído pelo clã Nikaidō entre 1201 e 1204, durante o Xogunato Kamakura (1185-1333), o primeiro regime militar feudal japonês. Originalmente denominava-se “Castelo de Inabayama” (em japonês, “Inabayama-jō”).

Ao longo de sua história conheceu diversas reformas.

Durante o Período Sengoku (1467–1573) o samurai Takenaka Shigeharu, também conhecido como Hanbei foi ao castelo para declaradamente visitar o seu irmão enfermo. Os seus verdadeiros motivos, entretanto, eram assassinar Saitō Tatsuoki, senhor do castelo. Quando Hanbei o golpeou, Tatsuoki estava tão confuso que, acreditando que todo um exército havia chegado para atacá-lo, fugiu. Desse modo Hanbei apoderou-se do Castelo de Inabayama com relativa facilidade. Mais tarde, Hanbei devolveu o castelo ao seu senhor, que, entretanto, perdeu a sua reputação e honra devido à percepção de sua cobarde fuga do castelo.

Em 1567 Oda Nobunaga (1534-1582) lançou um ataque à Província de Mino a partir do Castelo Sunomata, conduzindo as suas forças além do rio Kiso e marchando sobre cidade fortificada de Inoguchi (atual cidade de Gifu) e obtendo o apoio de muitos partidários de Saitō ao longo do caminho. A 13 de setembro impôs cerco ao Castelo de Inabayama. Mesmo diante da desmoralização dos defensores diante dos estandartes dos partidários de Saitō entre os atacantes, o castelo constituía uma posição quase impenetrável. O cerco estendeu-se por cerca de duas semanas, ao fim das quais o partidário de Nobunaga, Kinoshita Tōkichirō, conduziu uma pequena força até aos penhascos íngremes do Monte Kinka, entrou no castelo a partir da retaguarda desprotegida, e abriu os portões da frente, permitindo o ingresso das forças de assalto. Após a derrota de Tatsuoki, Nobunaga reivindicou o castelo e fêz dele a sua principal base de operações.

Nobunaga renomeou a fortificação como "Castelo de Gifu", seguindo um exemplo estabelecido por uma antiga prática chinesa. Nobunaga procedeu então a uma campanha de obras de ampliação e reforço do castelo. O missionário português da Companhia de Jesus, Luís Fróis, foi pessoalmente convidado por Nobunaga a visitar o castelo (1569). Após uma curta estadia Frois elogiou a extraordinária beleza da fortificação.

A Batalha do Castelo de Gifu (1600) serviu como um prelúdio tanto para a Batalha de Sekigahara quanto para a destruição do Castelo de Gifu no mesmo ano. Após a demolição do castelo, parte da estrutura foi levada para reforçar as defesas do Castelo de Kanō, ao sul.

Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) o castelo foi bombardeado pela USAF, ficando em ruínas (1945). Findo o conflito, foi reconstruído na década de 1950, em betão e madeira, adquirindo a atual feição.

Atualmente as suas instalações abrigam um museu. É dividido internamente em três pavimentos, apresentando a história do castelo, armamento, mapas, iconografia e objetos diversos. No topo do castelo, uma plataforma de observação permite apreciar uma vista panorâmica de 360º da área circundante, incluindo o rio Nagara e Nagoya. Em diversas ocasiões ao longo do ano esse espaço é aberto à visitação noturna.

A cerca de 70 metros da entrada do castelo localiza-se um pequeno museu, contendo documentos e mais artefactos sobre o castelo e os seus habitantes. O seu segundo pavimento exibe instrumentos musicais japoneses de ontem e de hoje. Complementarmente as paredes do museu e arquivo são adornadas com fotografias dos maiores castelos do país.

Contribution

Updated at 07/01/2019 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Gifu Castle

  • Gifu-jō, Castelo de Inabayama

  • Castle

  • 1201 (AC)

  • 1204 (AC)



  • Japan


  • Featureless and Well Conserved






  • Historical military museum

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : Japan
    State/Province: Gifu
    City: Gifu

    18, Gifu,
    Gifu Prefecture 500-0000, Japão


  • Lat: 35 -27' 58''N | Lon: 136 -47' 5''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Gifu Castle