Batería de Segaño

Ares, A Coruña - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

A "Bateria de Segaño" localiza-se na ponta do Segaño, lugar de Chanteirofreguesia de Cervás (San Pedro), em Ares, A Coruña, Comunidade Autónoma da Galiza, na Espanha.

História

As obras de defesa da ria de Ferrol tiveram início na primeira metade do século XVIII, com a construção de diversas fortificações em ambas as suas margens, bem como na costa ao Sul de Ares.

A bateria remonta a 1731, momento em que o engenheiro militar Juan de la Ferriere projetou as fortificações de Segaño, de Rabo de Porca (San Carlos) e de Restrebor (San Cristóbal).

A necessidade de concluir o trabalho no Castillo de San Felipe, em Ferrol, levou a que a bateria fosse primitivamente erguida em faxina e terra. Tinha, então, capacidade para 12 peças de artilharia. Naquele mesmo ano o conde de Itre ordenou a conclusão desta e de outras baterias na área, sendo responsável pelas obras a cargo o engenheiro Juan Vergel e o comissário de artilharia Policarpo Fichado.

A Bateria de Segaño foi modernizada em 1754 e em 1764, com a disposição das peças de artilharia (canhões e morteiros) sobre “explanada con losas de cantería (…) y parapetos o merlones de cal y canto”.

Pouco mais tarde, em 1770, sofreu nova intervenção para a instalação de 12 canhões e diversas dependências. Ao final desse século contava com 16 peças.

De acordo com o Plano de Artilharia de 1897 sofreu intervenção para melhoria da defesa do Golfo Ártabro e, em particular, da base naval de Ferrol. Em 1900 estavam concluídos os locais das peças, mas a artilharia só chegou em 1914, ano em que foram montados dois canhões Krupp de 260mm que até então tinham estado  no Forte de la Palma. O terceiro poço nunca recebeu artilharia. Outras fontes informam que esta e outras baterias da área receberam canhões de costa de tiro rápido do sistema "Munaiz Argüelles" de 150 mm.

Encontra-se protegida pela Declaração Genérica do Decreto de 22 de abril de 1949, e pela Lei n.º 16/1985 sobre o Património Histórico Espanhol.

Alguns autores pretenderam que sob o quartel de Punta Segaño existiam os restos de um castro da Idade do Ferro, embora não tenham sido encontradas evidências para comprová-lo.

Contribution

Updated at 06/06/2019 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Batería de Segaño

  • Batería de la Punta del Segaño

  • Battery

  • 1731 (AC)




  • Spain


  • Conserved Ruins

  • National Protection
    Encontra-se protegida pela Declaração Genérica do Decreto de 22 de abril de 1949, e pela Lei n.º 16/1985 sobre o Património Histórico Espanhol.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: A Coruña
    City: Ares



  • Lat: 43 -28' 47''N | Lon: 8 18' 44''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Batería de Segaño