Shuri´s Castle

, -

O "Castelo de Shuri" (em japonês: 首里城 Shuri-jō) localiza-se em Shuri, atualmente um distrito da cidade de Naha, na ilha e distrito de Okinawa, no sul do Japão.

Okinawa é a maior ilha do arquipélago das Ryūkyū. A cidade de Shuri, antiga capital do reino de Ryūkyū, desenvolveu-se no entorno do seu castelo.

História

O castelo foi construído durante o reinado de Shunbajunki (1237–1248). Cerca de um século mais tarde, a ilha veio a ser dividida em três reinos: Hokuzan, Nanzan e Chuzan. Nessa época não havia uma unificação política ou administrativa, mas somente um conjunto de senhores locais, mais ou menos leais ao senhor de Shuri. Após um período de conflitos entre esses reinos, o de Chuzan prevaleceu, tendo o arquipélago sido unificado por Sho Hashi, em 1429, sob a bandeira do Reino Ryūkyū (referido em fontes portuguesas do século XVI como Reino das Léquias). O reino compreendia a maior parte do arquipélago, desde a ilha Yonaguni, a sudoeste, até à de Amami Ōshima, ao norte, no arquipélago Amami. A partir de então, Sho Hashi estabeleceu-se no castelo e Shuri afirmou-se como centro político-administrativo do reino.

No século XVII, o reino passou a ser tributário do imperador chinês, que deveria vir em sua defesa, caso necessário.

Em 1609, durante o reinado de Shō Nei, uma expedição do clã japonês Shimazu partiu de Satsuma, em Kyushu, e conquistou o reino. Desse modo, os reis de Ryūkyū passaram a prestar tributo também ao imperador japonês, e o porte de armas foi proibido entre os seus cidadãos. Afirma-se que o karaté, arte marcial para autodefesa, nasceu nesta época, tendo Okinawa como berço.

Shuri deixou de ser a capital quando, em 27 de março de 1879, o reino foi abolido e incorporado ao Japão. Nessa data, as forças imperiais japonesas, sob o comando de Matsuda Michiyuki, dirigiram-se diretamente ao castelo e apresentaram ao soberano, Sho Tai, a documentação com a decisão do imperador Meiji em Tóquio. O rei, e toda a sua corte, foram retirados e o castelo ocupado por uma guarnição militar japonesa. O Japão anunciou a anexação formal das ilhas, A China se opôs, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Ulysses S. Grant foi chamado para arbitrar a questão, tendo decidido favoravelmente ao Japão.

Ao longo de sua história o castelo foi presa de incêndios em várias ocasiões, tendo sempre sido reconstruído.

Classificado como Tesouro Nacional do Japão, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) o exército japonês estabeleceu o seu quartel-general no subsolo do castelo.

Ao final do conflito, durante a Batalha de Okinawa (abril a junho), a 25 de maio de 1945 o couraçado “USS Mississippi” abriu fogo de artilharia sobre o castelo, bombardeando-o até que, a 27 o monumento, severamente danificado, incendiou-se.

Após a guerra o arquipélago foi administrado pelos Estados Unidos. As ilhas do grupo Amami foram devolvidas ao Japão em 1953, integrando a província de Kagoshima. O resto do arquipélago, à exceção da ilha de Okinawa, foi entregue em 1967. Okinawa só voltou à soberania japonesa em 1972.

Ainda no pós-guerra, a Universidade de Ryukyu mudou-se para o local, onde permaneceu até 1975. Em 1958 teve lugar a reconstrução do Portão Shureimon e, em 1992, o próprio castelo foi reconstruído no primitivo local, com base em fotografias, registos históricos e memórias.

Em nossos dias, a área envolvente do castelo foi classificada como “Parque do Castelo de Shuri”. Em 2000, junto com outros "gusuku" do Japão, foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

A 30 de outubro de 2019 o castelo foi uma vez mais consumido por um violento incêndio, de causas desconhecidas, que se iniciou junto ao salão principal e se alastrou sem controlo.

Características

Exemplar de arquitetura militar construído numa mistura de estilos japoneses e chineses, dando destaque às características únicas do Reino Ryukyu.

Devido ao papel central na política e vida religiosa do Reino de Ryukyu, o Castelo de Shuri está cercado por vários locais de interesse histórico, incluindo o Shureimon (portão principal do castelo), e o Mausoléu Tamaudun.

Entre essas estruturas, destacam-se:

- Portão Sonohyan-utaki - Este portão de pedra situa-se à esquerda do portão Shureimon. Foi erguido em 1519 no reinado de Shō Shin, terceiro rei da segunda dinastia Shō. O trabalho reflete as avançadas habilidades no trabalho em alvenaria no reino.

- Shikina-en -Construído em 1799, os jardins reais e a vivenda não eram apenas locais onde a Corte descansava, mas também eram usados para receber e hospedar embaixadores da China. A disposição em círculo do jardim lembra projetos usados nos modernos jardins japoneses, mas a própria vivenda com seu telhado vermelho é intrinsecamente Ryukyu, e a lagoa e a ponte da ilha em miniatura são de estilo chinês. Este é um exemplo raro e historicamente valiosos de jardinagem paisagista.

- Kankaimon - Construído pela primeira vez por volta de 1477-1500, durante o reinado de Shō Shin, o portão foi destruído durante a Batalha de Okinawa em 1945 e restaurado em 1974. É o primeiro portão do Castelo de Shuri (“kankai” significa "bem-vindo"). O portão foi assim nomeado para expressar as boas-vindas aos enviados que visitavam o Castelo de Shuri como representantes do Imperador chinês.

- Sino da "Ponte das Nações" - foi moldado em 1458, durante o reinado de Shō Taikyū, e colocado no Seiden (salão principal) do castelo). O sino, com 721 quilos, encontra-se depositado no espólio do Museu da Província de Okinawa. Uma réplica, em tamanho real, encontra-se no castelo. A inscrição no sino descreve a importância de Ryukyu no comércio marítimo dos Mares do Sul e as prósperas relações comerciais com China, Coreia, Japão e vários outros estados do Sudeste Asiático, de onde o seu nome.

Contribution

Updated at 31/10/2019 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Shuri´s Castle


  • Castle





  • Japan




  • National Protection
    UNESCO World Heritage





  • Tourist-cultural Center

  • 4200,00 m2

  • Continent : Asia
    Country :
    State/Province:
    City:



  • Lat: 26 -14' 59''N | Lon: 127 -44' 51''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Shuri´s Castle