Castillo de San Lorenzo del Puntal

Cádiz, Cádiz - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O "Castelo de San Lorenzo del Puntal” (em castelhano, “Castillo de San Lorenzo del Puntal”), também referico como “Castillo del Puntal”, “Castillo de Puntales” e “Estación Naval de Puntales”, localiza-se na praça de San Lorenzo del Puntal, no bairro de Puntales, cidade e província de Cádis, na Comunidade Autónoma de Andaluzia, na Espanha.

Juntamente com os fortes de San Luis e de Matagorda, e as defesas da isla del Trocadero, todos no lado oposto da baía, integrava o complexo defensivo da cidade no contexto da Guerra Peninsular (1808-1814).

História

Foi erguido no século XVI, constituindo-se numa das fortificações mais antigas de Cádiz.

Já em 1554 Juan Bautista Calvi defendia a necessidade de proteger El Puntal, por ser a área de mais fácil acesso a partir de terra firme. Em 1588 foi erguida uma pequena fortificação, constituída por um torreão artilhado com 5 peças.

No contexto da Guerra Anglo-espanhola (1585-1604), em 1596 uma poderosa frota anglo-neerlandesa composta por mais de 150 navios e cerca de 15.000 homens, sob o comando de Robert Devereux, 2.º conde de Essex, entrou na baía, conquistou Cádiz e tomou este forte. A ocupação durou apenas 15 dias, mas as consequências foram sentidas tanto na cidade que foi completamente saqueada, como no forte, foi completamente destruído.

Em 1598, Filipe II de Espanha (1556-1598) decidiu reconstruir a cidade e dotá-la com defesas adequadas, iniciando-se nesse mesmo ano a construção da nova fortaleza de Puntales, sob a direção do engenheiro militar Cristóbal de Rojas, também encarregado da construção do Castelo de Santa Catalina.  Os trabalhos prosseguiram sob as ordens de Alonso de Vandelvira, estando concluídos em 1613. Na primeira metade do século XVIII, a frente terrestre foi construída sob a direção do marquês de Verboon e, mais tarde, planeou-se erguer uma bateria, voltada para o canal.

No contexto da Guerra Peninsular (1808-1814), teve papel de destaque na defesa de Cádiz durante o assédio francês (10 de fevereiro de 1810 - 25 de agosto de 1812).

O seu atual aspeto deve-se a uma campanha de reconstrução em 1863.

Encontra-se sob a proteção da Declaración genérica do Decreto de 22 de abril de 1949 e da Lei n.º 16/1985 sobre o Patrimonio Histórico Español. Em 1993 a Junta de Andalucía outorgou reconhecimento especial aos castelos da Comunidad Autónoma de Andalucía.

Atualmente em bom estado de conservação, é propriedade do Ministerio de Defensa, utilizada como dependência da Armada Española, não sendo permitida a visitação pública.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, em estilo italiano, numa ponta de terra que domina o acesso ao interior da baía gaditana.

Apresenta planta ovalada, composta por dois semibaluartes, entre os quais se rasga o Porão de Armas, com flanco, fossos e cortinas, acedida por uma ponte levadiça. Em seu setor esquerdo havia uma bateria à barbeta, onde se dispunham 14 peças e alguns morteiros, voltada para a entrada da baía, cruzando fogos com o Forte de Matagorda, na margem fronteira. No interior da fortaleza situam-se as edificações de serviço, como por exemplo, quartéis de tropas, paióis, armazéns, cozinhas, capela, corpo da guarda.

Diante da fortaleza ergue-se, desde 1955, uma das torres da Compañía Sevillana de Electricidad, geminada com outra, situada no outro lado da baía, em Matagorda.



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 19/04/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Castillo de San Lorenzo del Puntal

  • Castillo del Puntal, Castillo de Puntales, Estación Naval de Puntales

  • Fortress





  • Spain


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Encontra-se sob a proteção da Declaración genérica do Decreto de 22 de abril de 1949 e da Lei n.º 16/1985 sobre o Patrimonio Histórico Español. Em 1993 a Junta de Andalucía outorgou reconhecimento especial aos castelos da Comunidad Autónoma de Andalucía.





  • Military Active Unit

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Cádiz
    City: Cádiz

    11011 Cádiz, Espanha


  • Lat: 36 -31' 30''N | Lon: 6 15' 43''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castillo de San Lorenzo del Puntal