Wall of Las Palmas

Las Palmas, Canaries - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

A antiga “Muralha de Las Palmas”, também referida como “Muro del Real”, localizava-se na cidade e município de Las Palmas de Gran Canaria, província de Las Palmas, no nordeste da ilha de Gran Canaria, Comunidade Autónoma das Canárias, na Espanha.

História

A cidade de Las Palmas de Gran Canaria foi, durante séculos, um dos pontos estratégicos da Coroa Espanhola na rota das Índias, ao mesmo tempo em que constituía um ponto vital da ilha e do arquipélago. Por esse motivo, não é de estranhar que, desde a sua fundação, o aspecto defensivo – uma preocupação constante quer do governo local quer da Coroa – tenha sido uma das manifestações mais importantes de sua arquitetura. Ao longo dos séculos, a cidade conheceu diversas ameaças, entre as quais destacaram-se:

- A da Armada inglesa sob o comando de John Hawkins e Francis Drake, que, em 1595 tentou, sem êxito, desembarcar no litoral de Las Palmas, com o intuito de saqueá-la. Este ataque é considerado o primeiro combate daquela desastrosa expedição contra a América espanhola, que acabaria com a derrota dos ingleses, custando a vida tanto a Drake, como a Hawkins.

- A da Armada neerlandesa sob o comando de Pieter van der Does que, em 1599 conquistou, saqueou e incendiou a cidade.

A primitiva muralha urbana, edificada pelo governador D. Diego de Melgarejo antes de 1578, estendia-se a norte da cidade, desde o hoje desaparecido Forte de Santana (Torre de Santa Ana), nas proximidades da Ermida de San Pedro González Telmo e do Charco de los Abades, prosseguia até um portão que corresponde ao bairro de Triana, tomava esse nome e depois se adossava à "Casamata" (atual Castillo de Mata) para prosseguir, ascendendo pela escarpa do penhasco até alcançar o Castelo de San Francisco. Um segundo troço de muralha, a sul, complementava a defesa. Esse conjunto delimitou e protegeu a cidade entre o último quartel do século XVI e o século XIX, compreendendo os seus dois bairros centrais – Vegueta e Triana – e alguns dos arrabaldes que se espalhavam pelas encostas das colinas próximas, conhecidos pelo nome genérico de "Riscos", tendo estes recebido os nomes dos santos das ermidas neles erguidas. Foi erguida em alvenaria de pedra argamassada, com panos lisos e sem contrafortes. Pelo interior, no seu cimo, era percorrida por um amplo caminho de ronda.

Após o assalto de 1599, que conduziu à reformulação da defesa da ilha e do arquipélago, a cidade converteu-se numa praça-forte, característica compartilhada apenas por Santa Cruz de Tenerife e Santa Cruz de La Palma. Cooperavam na sua defesa as seguintes fortificações:

- Castillo de la Luz – fortaleza mais antiga da cidade, na península de La Isleta, a cerca de cinco quilómetros do centro histórico;

- Castillo de Mata – erguido em 1579, hoje requalificado como museu da cidade (Museo Castillo de Mata);

- Castillo de San Cristóbal – que remonta ao Torreão de São Pedro Mártir, erguido em 1577;

- Castillo de San Francisco – que remonta aos entrincheiramentos erguidos no monte do mesmo nome quando do ataque de 1599;

- Fortaleza de Santa Catalina - junto ao istmo da peninsula de La Isleta, e

- Torre de Santa Ana – hoje desaparecida.

A perda do seu valor estratégico e o arranque do primeiro alargamento moderno de Las Palmas levaram ao desaparecimento quase total da muralha.

Encontra-se classificada como "Bien de Interés Cultural" pelo Patrimonio histórico de España, por declaração de 30 de abril de 1997, na categoria "Monumento", sob o código RI-51-0002334.

Contribution

Updated at 16/01/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Wall of Las Palmas

  • Muro del Real

  • Battlement

  • 1578 (AC)




  • Spain


  • Missing

  • National Protection
    Encontra-se classificada como "Bien de Interés Cultural" pelo Patrimonio histórico de España, por declaração de 30 de abril de 1997, na categoria "Monumento", sob o código RI-51-0002334.





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Spain
    State/Province: Canaries
    City: Las Palmas



  • Lat: 28 -6' 30''N | Lon: 15 25' 4''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Wall of Las Palmas