Castle of Molina de Aragón

Molina de Aragón, Guadalajara - Spain

O “Castelo de Molina de Aragão” (em castelhano, “Castillo de Molina de Aragón”), também conhecido como “Fortaleza de Molina de los Caballeros”, localiza-se no município de Molina de Aragão, província de Guadalajara, na Comunidade Autónoma de Castilla-La Mancha, na Espanha.

Ergue-se na falda de um monte em posição dominante sobre a povoação e o vale do rio Gallo.

História

A primitiva ocupação de seu sítio remonta a um castro dos Celtiberos.

O atual castelo remonta a uma alcáçova erguida durante o período da Invasão muçulmana da Península Ibérica, entre o século X e o século XI, no qual se instalaram os governantes da Taifa de Molina.

O historiador árabe Ibn al-Atir refere o "caíd Ibn Galbun" como defensor de Córdoba diante do seu ataque por Alfonso VII de Castela.  Este “caíd” Ibn Galbun relaciona-se com o personagem Abengalbón no “Cantar de mio Cid”, de quem se diz que “tem” a “Molina” e é descrito como um amigo e colaborador em empreendimentos bélicos de “El Cid” do “Cantar”, com o título de "alcaide".

Por se localizar em um lugar estratégico que dominava as estradas entre Aragão e Castela, constituiu-se em foco de disputas, até que ser definitivamente retirado ao al-Andalus por Alfonso I de Aragão em 1129. Foi reconstruído pelo monarca, adquirindo a atual aparência, e doado à família dos Lara. Deste castelo a família governou a vila e os domínios de Molina até ao final do século XIII. Retornou às mãos dos soberanos de Castela quando Sancho IV de Leão e Castela desposou D.ª María de Molina (1282). Por quase dois séculos manteve alguma independência de seus senhores, e à medida em que se tornava maior e melhor cuidada por seus senhores, que lhe adicionaram novos elementos até que, a sua quinta senhora, D.ª Blanca de Molina, conferiu-lhe o tamanho e a aparência atuais.

Encontra-se classificado como "Bien de Interés Cultural” desde 3 de junho de 1931, sob o n.º RI-51-0000614 no catálogo de monumentos do Património Histórico de Espanha.

Atualmente as suas ruínas encontram-se consolidadas, e é possível visitá-lo gratuitamente, mediante solicitação.

Características

Exemplar de arquitetura militar, em estilo românico e gótico.

É o maior castelo dos que hoje subsistem em Guadalajara. Divide-se em dois recintos:

- o exterior, ou “albacar”, de grandes proporções (80 metros de comprimento por 40 metros de largura), cuja muralha é amparada por diversas torres ameadas. Na muralha rasgam-se cinco portas: a da Traição, a Norte, a dos Cavalos, a Sul, a do Campo, a Leste,e as portas da Torre do Relógio e de Hogalobos, a Oeste. 

- o interior, onde se ergue o castelo propriamente dito, com suas muralhas amparadas por seis torres, quatro das quais em bom estado, restauradas. Estas torres comunicam-se por um adarve ameado. O portão de armas é definido por um arco de volta perfeita, ladeado por uma torre em cada lado. Além deste, o acesso é feito pela porta da Torre do Relógio. Depois de atravessar o pátio de armas, através da porta localizada na torre de Veladores, no lado sudoeste do recinto interno; ao lado dela estão alinhadas a torre central ou das Armas e a torre de Menagem ou de Dona Blanca no sudeste. Na muralha Norte situa-se a Torre Coberta ou dos Cavaleiros.

Além das portas citadas, nos recintos interior e exterior, a cerca da cidade medieval contava ainda com as portas de Medinaceli, de Baños, de Valencia e da Puente.

Contribution

Updated at 02/03/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Castle of Molina de Aragón

  • Fortaleza de Molina de los Caballeros

  • Castle





  • Spain


  • Conserved Ruins

  • National Protection
    Encontra-se classificado como "Bien de Interés Cultural” desde 3 de junho de 1931, sob o n.º RI-51-0000614 no catálogo de monumentos do Património Histórico de Espanha.



  • +34 949 83 20 98


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Guadalajara
    City: Molina de Aragón

    Ctra. de Alcañiz, 3,
    19300 Molina de Aragón, Guadalajara, Espanha


  • Lat: 40 -51' 17''N | Lon: 1 53' 15''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Molina de Aragón