Forte de Santo Amaro das Salinas

Recife, Pernambuco - Brazil

O Forte de Santo Amaro das Salinas localizado no antigo lugar de Salinas, próximo ao local onde atualmente se localiza o Cemitério dos Ingleses, em Recife, no Estado de Pernambuco.

De acordo com o Levantamento Histórico do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, no contexto da Guerra Holandesa (1630-54), as salinas de Francisco do Rêgo Barros e sua moradia se tornam um importante foco de resistência contra o invasor. Da Casa do Rêgo ou Forte do Rêgo, partirão comandos de emboscadas que tentam conter o invasor nas posições conquistadas em Recife e Olinda, e em particular impedir as obras holandesas no Forte de São João Batista do Brum. Será atacada e incendiada em torno de 1631. Mesmo apesar da perda da Casa do Rêgo, as atividades de emboscada na área das Salinas prosseguem, adquirindo importância as trincheiras de Luiz Barbalho [Bezerra], outra residência fortificada como um reduto, protegida por um fosso, com estacadas e parapeito, guarnecida por dois artilheiros sob o comando do Capitão Luiz Barbalho Bezerra, e artilhada por três peças de calibre 6 libras.

Esta posição será abandonada a partir de 1634 com a queda do Arraial Velho do Bom Jesus e a do Reduto do Pontal de Nazaré, no Cabo de Santo Agostinho. O Capitão Barbalho retira-se com sua gente, combatendo por terra, para a Bahia, onde se notabilizará na defesa de Salvador em 1638 (vide Forte do Barbalho). Finalmente, será erguido, na região das Salinas, uma fortificação holandesa, denominada de Forte Soutpanne, denominada pelos da terra de Reduto ou Forte de Salinas. Souza (1885) informa que este forte será conquistado por forças portuguesas sob o comando do Mestre-de-Campo João Fernandes Vieira (1610-81), auxiliadas pelas do Mestre-de-Campo André Vidal de Negreiros (1606-80), denominando-o Forte de Salinas ou Forte do Rêgo.

Barretto (1958) dá a data da conquista como 17/jan/1645, denominando-o de Forte de Salinas ou Casa de Rêgo. No contexto da contra-ofensiva portuguesa um novo entricheiramento, sob o comando do Capitão Apolinário Gomes Barroso, é levantado em 1649 na região de Salinas.

Quando da ofensiva final a Recife (jan/1654), o Forte Soutpanne, considerado o mais vulnerável por ser o mais afastado em Recife e Olinda, será o primeiro a ser atacado (14/jan).

Sob o comando de Hugo van Meyer, o forte era ocupado pelos oficiais e 70 soldados. O reforço enviado em socorro do forte, representado pelo terço de infataria holandesa, é interceptado pelas forças de João Fernandes Vieira (1610-81), é forçado a recuar de volta a Recife. Na madrugada seguinte (15/jan), os forças holandesas do forte capitulam, marcando o inicio da reconquista de Recife. Ao término do conflito, o Forte de Salinas permanece integrando o sistema defensivo de Recife e Olinda, encontrando-se arruinado em 1816. Em 1681, o Morgado das Salinas, Francisco do Rêgo Barros, fizera erguer uma capela sob a invocação de Santo Amaro, santo do dia da capitulação holandesa do forte. A prospeção do Laboratório Arqueológico da Universidade Federal de Pernambuco em jul/1998 não localizou os vestígios desta estrutura.



 



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte de Salinas
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte de Salinas, que se localizava no antigo lugar de Salinas, próximo a onde hoje se localiza o Cemitério dos Ingleses, na cidade do Recife, no litoral do Estado de Pernambuco, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortifica%C3%A7%C3%B5es_de_Salinas
Forte de Santo Amaro das Salinas
Website Magma Arqueologia, versando sobre o Forte de Santo Amaro das Salinas, que se localiza na cidade de Recife, Estado de Pernambuco.

http://www.magmarqueologia.pro.br/F_SantoAmaroSalinas.htm
Forte de Santo Amaro das Salinas
Website Brasil Arqueológico, da Equipe do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, versando sobre o Forte de Santo Amaro das Salinas, que se localiza na cidade de Recife, Estado de Pernambuco.

http://www.brasilarqueologico.com.br/arqueologia-forte-santo-amaro-sal...

 Print the Related links

Contribution

Updated at 21/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte de Santo Amaro das Salinas

  • Forte de Salinas, Forte do Rêgo

  • Fort

  • 1631 (AC)




  • Portugal


  • Missing








  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Pernambuco
    City: Recife

    Localizado no antigo lugar de Salinas, próximo ao local onde atualmente se localiza o Cemitério dos Ingleses, em Recife, no Estado de Pernambuco.


  • Lat: 8 2' 52''S | Lon: 34 52' 36''W




  • Artilhada por três peças de calibre 6 libras.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de Santo Amaro das Salinas