Forte de São Francisco Xavier da Praia de Gaibú

Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco - Brazil

O Forte de São Francisco Xavier da Praia de Gaibú localizado em posição dominante sobre a enseada e praia de Gaibú, no extremo norte do Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul do Estado de Pernambuco.

No contexto da Guerra Holandesa (1630-54), esta fortificação remonta a um reduto erguido a partir de 1630 por forças portuguesas para defesa daquele ancoradouro, acesso à retaguarda das suas posições defensivas no Cabo de Santo Agostinho. Acredita-se que tenha sido denominado de Reduto de Nossa Senhora do Monte do Carmo e São Tomé (segundo o Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco - LA/UFPE, 1997).

Sofreu obras de reparos em 1775, durante o governo de Luiz Diogo Lobo da Silva, tendo sido reconstruído a partir de 1797, durante o de Tomaz José de Melo, sendo artilhado com 12 peças (GARRIDO, 1940). É possível que date desse período a designação de Forte de São Francisco Xavier, tendo também sido simplesmente denominado de Forte de Gaibú. Apresenta planta no formato de um polígono pentagonal irregular (SOUZA, 1885), com quatro baterias em nivel mais elevado e duas em nível inferior, artilhado com doze peças de diferentes calibres. À parte das baterias, erguiam-se as edificações para Quartéis de Tropa, Casa de Comando, Casa de Palamenta e Casa da Pólvora (LA/UFPE, 1997). Souza informa ainda que à época, 1885, a sua artilharia estava reduzida a seis peças, e que tanto ela como a estrutura se encontravam em mau estado.

Garrido informa que se encontrava em ruínas, à época (1940), o que é ratificado por Barretto (1958). Vítima de "caças ao tesouro", a estrutura do sítio foi avaliada em out-nov/1997 pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, carecendo de pesquisa sistemática e de obras de consolidação das estruturas.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte de São Francisco Xavier de Gaibu
Página da enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte de São Francisco Xavier de Gaibu, também denominado como Reduto de São Francisco Xavier ou Reduto de Nossa Senhora do Monte do Carmo e São Tomé, que se localizava em posição dominante sobre a enseada e praia de Gaibu, no extremo norte do cabo de Santo Agostinho, no litoral sul do Estado de Pernambuco, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_S%C3%A3o_Francisco_Xavier_de_Gai...
Forte de São Francisco Xavier
Website da Equipe do Laboratório de Arqueologia da universidade Federal de Pernambuco versando sobre o Forte de São Francisco Xavier, que se localiza no município de Cabo de Santo Agostinho, Estado de Pernambuco.

http://www.magmarqueologia.pro.br/f_sfranciscoxavier.htm
Forte de São Francisco Xavier
Website Brasil Arqueológico, da Equipe do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, versando sobre o Forte de São Francisco Xavier, que se localiza na cidade de Cabo de Santo Agostinho, Estado de Pernambuco

http://www.brasilarqueologico.com.br/arqueologia-forte-sao-francisco-x...

 Print the Related links

Contribution

Updated at 28/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte de São Francisco Xavier da Praia de Gaibú


  • Fort

  • 1630 (AC)




  • Portugal


  • Abandoned Ruins






  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Pernambuco
    City: Cabo de Santo Agostinho

    Localizado à beira da falésia sul, dominando a enseada e praia de Gaibú, no extremo norte do Cabo de Santo Agostinho, no litoral do Estado de Pernambuco.


  • Lat: 8 20' 33''S | Lon: 34 56' 48''W




  • Segundo Barretto foi artilhado com 12 peças em 1797.
    Apresenta planta no formato de um polígono pentagonal irregular (SOUZA, 1885), com quatro baterias em nivel mais elevado e duas em nível inferior, artilhado com doze peças de diferentes calibres.


  • Segundo Barretto (1958), sofreu obras de reparos em 1775, durante o governo de Luiz Diogo Lobo da Silva, tendo sido reconstruído a partir de 1797, durante o de Tomaz José de Melo.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de São Francisco Xavier da Praia de Gaibú