Chios Castle

Chios, Chios - Greece

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O “Castelo de Chios” (em grego: Κάστρο της Χίου) localiza-se na cidade de Chios, na ilha de mesmo nome, na Grécia.

História

O castelo foi iniciado por forças bizantinas no século X.

Em 1328, foi reconstruído por iniciativa do senhor genovês da ilha, Martino Zaccaria (1314-1329). No ano seguinte (1329) a ilha foi conquistado pelos bizantinos e, em 1346, reconquistada pelos genoveses.

A ilha foi explorada por uma “maona” – um tipo de associação medieval de investidores: a “Maona di Chio e di Focea” (1346–1566). A partir de 1362, os seus dirigentes pertenciam à família Giustiniani.

Em 1556 as forças do sultão Solimão, o Magnífico, sob o comando do almirante Piyale Paxá, anexaram Creta ao Império Otomano.

Em 1694, forças da Sereníssima República de Veneza conquistaram a ilha por um breve período de 6 meses, quando foi reconquistada pelos otomanos, que a conservaram até 1922, quando Chios se tornou parte da Grécia.

Características

Exemplar de arquitetura militar, ao lado do principal porto de Chios, no seu limite oriental com o mar.

Constitui-se numa cidadela muralhada, cuja defesa era reforçada por diversas fortificações, cobrindo o lado de terra e o lado do mar. É acedida por sobre o largo fosso que a envolve, recentemente preenchido, através do portão principal a sul (Porta Maggiore),que os venezianos reconstruíram em 1694.

Próximo ao portão, através de uma arcada, em uma área fechada, pode-se encontrar o Palácio de Justiniano, um edifício do século XV recentemente reformado, hoje em exposição permanente. Na mesma área, também se pode ver a prisão, bem como o túmulo de Kara Alis.

Na principal via da cidadela, a rua de São Jorge, destaca-se a igreja. O templo, iniciado no século X ou no século XI pelos bizantinos, em mãos genovesas passou à invocação de São Domingos. Aqui está sepultado Giovanni Giustiniani. Após a conquista otomana da ilha em 1556, o almirante otomano Piyale Paxá converteu a parte ocidental do templo numa mesquita. Destruída por um terramoto em 1881, a mesquita foi reconstruída, vindo a tornar-se mais tarde na atual igreja sob a invocação de São Jorge.

Outros pontos de interesse são os banhos turcos, situados a norte da área da cidadela, com os característicos tetos abobadados, o “Krya Vrysi” (fonte fria), uma cisterna de semi-subterrânea construída durante a ocupação genovesa, e uma grande torre conhecida como "Kulas", erguia pelos otomanos.



Related links 

Kastrologos
Kastrologos (www.kastra.eu) is a bilingual website about the Greek Medieval Castles, Fortresses and Towers.

https://www.kastra.eu/

 Print the Related links

Contribution

Updated at 29/06/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (2).


  • Chios Castle


  • Citadel





  • Greece


  • Featureless and Well Conserved






  • Tourist-cultural Center

  • 180000,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Greece
    State/Province: Chios
    City: Chios



  • Lat: 38 -23' 36''N | Lon: 26 -9' 47''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Chios Castle