Nagoya Castle

Nagoya, Aichi - Japan

O “Castelo de Nagoya” (em kanji: 名古屋城; transliterado “Nagoya-jō”) localiza-se na cidade de Nagoya, na prefeitura de Aichi, região de Chubu, na ilha de Honshu, no Japão.

História

A fim de avançar sobre a província de Owari, o governador militar da província de Suruga, Imagawa Ujichika, construiu o “Yanagi-no-maru”, um primitivo castelo em Nagoya, durante a Era Taiei (1521-1528), destinado a seu filho, Imagawa Ujitoyo. Em março 1532, Oda Nobuhide conquistou-o a Imagawa Ujitoyo, transferindo para aí a sua residência e mudando-lhe o nome para Castelo de Nagoya. Após derrotar Oda Nobutomo no Castelo de Kiyosu (abril de 1555) transferiu para lá a sua residência- Por volta de 1582, o castelo em Nagoya foi abandonado.

Após um período de conflitos no Japão, Tokugawa Ieyasu saiu vitorioso e decidiu, em novembro de 1609, reconstruir o castelo em Nagoya. Em 1610 ordenou aos diversos “daimyō” que se lhe subordinavam, que o auxiliassem na construção de um novo castelo no local. 

As técnicas de fortificação haviam sido amplamente desenvolvidas no país desde a construção do Castelo de Azuchi em 1576 por Oda Nobunaga (1534-1582). Um dos principais arquitetos responsáveis pelo projeto e direção das obras do novo castelo foi Nakai Masakiyo, que anteriormente trabalhara na construção dos castelos de Nijō, Fushimi, Edo e Sunpu. Este profissional foi o responsável pela modernização das técnicas construtivas dos castelos do xogunato Tokugawa, como exemplificado pelo Castelo de Nagoya. Concluído em 1612, conservou-se, até ao advento da Era Meiji (1868), no assento do clã Owari, uma das três linhagens principais do clã Tokugawa.

Em 1930 a administração do castelo passou da Casa Imperial do Japão para a cidade de Nagoya. No mesmo ano, o castelo foi adicionado à lista de tesouros nacionais.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) o castelo foi utilizado como quartel-general do Exército Imperial e como campo de prisioneiros de guerra. Ao final do conflito, a 14 de maio de 1945, um bombardeio da USAF causou-lhe um grande incêndio, que causou a perda da maior parte do seu recheio. Entretanto, algumas pinturas conseguiram ser salvas, e encontram-se preservadas.

Os trabalhos de reconstrução do castelo foram concluídos em 1959. Perdeu o “status” de Tesouro Nacional, mas permaneceu listado como “local histórico especial”.

O palácio principal (“honmaru goten”), cujos trabalhos de restauro tiveram início em janeiro de 2009, encontra-se aberto ao público desde 8 de junho de 2018.

Características

Exemplar de arquitetura militar, de planície.

O complexo do castelo é composto por cinco recintos divididos por um fosso externo (Soto-bori) e um fosso interno (Uchi-bori). Cada recinto é protegido por muralhas com torres estrategicamente dispostas em cada vértice. A comunicação entre os recintos era assegurada por portões acedidos por pontes.

O recinto "Honmaru" encontra-se no centro do complexo, contendo a torre principal (“tenshu”) e uma torre menor, bem como o palácio. O recinto “Ni-no-maru” está situado a Este, o “Ni-shi-no-maru” a Oeste, o “Ofukemaru” (também referido como “Fukaimaru”), a Noroeste e o “San-no-maru” ao redor do Este e Sul. O atual Parque Meijō fazia parte das terras do castelo a Norte; era originalmente usado como jardins de recreio, contendo uma grande lagoa.

No grande recinto “San-no-maru” dispunham-se os edifícios religiosos e as residências, bem como os edifícios administrativos. Entre os primeiros, destacam-se os santuários "Tōshō-gū" e o "Tennosha", que abrigava a divindade protetora do castelo. Ambos foram movidos no final do século XIX durante a Era Meiji.

No lado leste, as grandes fundações de pedra do Portão Leste de Sannomaru ainda são visíveis. 

Encimando a torre principal (“tenshu”) do castelo encontram-se dois delfins dourados (“kinshachi”), amuletos de proteção e símbolo da autoridade do senhor feudal.

Nenhuma das outras estruturas originais de madeira do “San-no-maru” sobreviveu, mas a área ainda é um centro político-administrativo e comercial.



 

Contribution

Updated at 29/06/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Nagoya Castle

  • Nagoya-jō

  • Castle





  • Japan


  • Featureless and Well Conserved

  • National Protection
    Em 1930 foi incluído na lista de tesouros nacionais. Gravemente danificado ao final da Segunda Guerra Mundial, perdeu essa classificação, mas permaneceu listado como “local histórico especial”.



  • +81 52-231-1700


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : Japan
    State/Province: Aichi
    City: Nagoya

    1-1 Honmaru, Naka Ward, Nagoya, Aichi 460-0031, Japão


  • Lat: 35 -12' 54''N | Lon: 136 -54' 2''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Nagoya Castle