Fortificações de Itaguaí

Itaguaí, Rio de Janeiro - Brazil

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

As Fortificações de Itaguaí estavam localizadas na antiga Vila de São Francisco Xavier de Itaguaí, atual município de Itaguaí, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.

A povoação de Itaguaí remonta a 1700. Integrante das terras da Fazenda Santa Cruz, antigo latifúndio jesuítico que compreendia boa parte do sul fluminense, cuja sede receberá periocamente a Família Real após 1808, Itaguaí era parte integrante do "Caminho das Calçadas", via de comunicação obrigatória para quem desejava ir, por terra, para São Paulo ou Minas Gerais. Foi retornando por esse caminho, acompanhado por uma tropa de Dragões, que o Príncipe Regente D. Pedro proclamou a independência do Brasil (07/set/1822), motivo pelo qual essa via passaria a se denominar "Estrada da Independência".

Com uma economia baseada na lavoura de mandioca e de cana-de-açúcar (produção de farinhas e de aguardentes), e mais tarde na de café, a povoação de Itaguaí é elevada a Vila a partir de 1818, com o nome de Vila de São Francisco Xavier de Itaguaí, e posteriormente, em 1833, a cidade.

Além do forte que dominava a estrada de acesso à povoação de Mangaratiba (Forte de Itaguaí), de acordo com Souza (1885), a Vila de Itaguaí contou com outras defesas erguidas em 1818, a saber, na foz do Rio Itaguaí, um entricheiramento artilhado com quatro peças, e, no interior da vila, mais dois entrincheiramentos, também artilhados com quatro peças:

Forte de Coroa Grande - Localizado no caminho por terra que ia da povoação de Mangaratiba para a de Itaguaí, no lugar de Coroa Grande (atual cidade de Coroa Grande). Compunha-se de uma tenalha com duas baterias a cavaleiro, artilhada com seis peças, batendo aquele trecho do caminho pela costa, a praia e o seu ancoradouro (op. cit., p. 114). BARRETTO (1958) apresenta 1822 como data de início de construção deste forte (op. cit., p. 218).

Entrincheiramento da foz do rio Itaguaí - Localizado à margem da foz deste rio, foi erguido em 1818, tendo sido artilhado com quatro peças (op. cit., p. 114);

Entrincheiramentos da vila de Itaguaí - Constituídos por dois entrincheiramentos, erguidos em 1818 no interior da vila para a sua defesa, também artilhados com quatro peças cada (op. cit., p. 114).

Barretto (1958), computa duas baterias erguidas em 1818, na foz do Rio Itaguaí, artilhadas com quatro peças. Provavelmente de faxina e taipa, revestidos de grama, como as demais fortificações na região erguidas no mesmo período, o primeiro autor, seguido pelo segundo, considera que, por falta de conservação, essas estruturas encontravam-se, à época, provavelmente desaparecidas.

Também citadas por Garrido (1940), não foram localizados detalhes complementares sobre estas estruturas, suas plantas ou efetivos. O autor acrescenta que todas se encontravam, em 1838, sob o comando único do Capitão Venâncio Justino Ferreira Montenegro (op. cit., p. 127-128). As fortificações de Coroa Grande e da barra de Itaguaí (mas não as da vila) se encontram relacionadas entre as defesas do setor Sul (Fortificação de Sepetiba) no "Mapa das Fortificações e Fortins do Município Neutro e Província do Rio de Janeiro" de 1863, no Arquivo Nacional (CASADEI, 1994/1995:70-71).



 

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificações de Itaguaí
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre as Fortificações de Itaguaí, que se localizavam na antiga Vila de São Francisco Xavier de Itaguaí, atual município de Itaguaí, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortifica%C3%A7%C3%B5es_de_Itagua%C3%AD

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/05/2013 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Amilton Matos).

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Projeto Fortalezas Multimídia (Amilton Matos) (1).


  • Fortificações de Itaguaí


  • Fortifications Group

  • 1818 (AC)

  • 1818 (AC)



  • Brazil

  • 1885 (AC)

  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Rio de Janeiro
    City: Itaguaí

    Localizadas na antiga Vila de São Francisco Xavier de Itaguaí, atual município de Itaguaí, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro


  • Lat: 22 51' 37''S | Lon: 43 46' 33''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fortificações de Itaguaí