Kōchi Castle

Kōchi, Kōchi - Japan

O “Castelo de Kōchi” (em kanji: 高知城; transliterado: "Kōchi-jō") localiza-se no centro da cidade de Kōchi, capital da prefeitura de mesmo nome, na ilha de Shikoku, no Japão.

História

Foram feitas duas tentativas para a construção de castelos na Colina de Otakasa, então província de Tosa, ambas malsucedidas. A primeira foi empreendida por Otakasa Matsuomaru ao final do Período Heian (794-1185) ou início do Kamakura (1185–1333). A segunda, em 1588 pelo conquistador de Shikoku, Chosokabe Motochika. A área ao redor da colina era pantanosa, devido ao afluxo de sedimentos aluviais do rio Kagamigawa e, desse modo, os antigos construtores nunca conseguiram estabelecer uma fortificação permanente no local.

O atual castelo foi erguido após a Batalha de Sekigahara (1600), pelo "daimyō" Yamanouchi Kazutoyo, que tomou o controle da província após a vitória de Tokugawa Ieyasu. A construção teve início em 1601 e foi concluída em 1611, e a área de Otakasa foi escolhida em lugar da de Urado, antiga residência dos "daimyō", por razões defensivas.

Em 1727 foi presa de um grande incêndio, que consumiu grande parte da fortificação original em 1727, vindo a ser reconstruído entre 1729 e 1753 no seu estilo original.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) sofreu uma grande reforma entre 1948 e 1959.

Visto que não ter conhecido nenhuma batalha ao longo de sua história, manteve a sua estrutura inalterada, não se constituindo apenas numa réplica do período pós-guerra, como ocorreu em outros castelos do país. É também o único castelo no Japão a manter a sua torre principal ("tenshu") e o seu palácio originais, bem como o único a ter os edifícios originais do anel interno de defesa (‘’honmaru’’) ainda de pé.

Como um dos 12 castelos intactos do Japão, o Castelo de Kōchi já era popularmente chamado de Tesouro Nacional, mesmo antes da promulgação da Lei de Proteção ao Tesouro Nacional (em kanji: 文化財保護法施) em 1950. Depois que a lei foi aprovada, o castelo adquiriu o status de Importante Patrimônio Cultural (em kanji: 重要文化財).

O castelo possui uma pequena área de museu, com alguns artefactos culturais da região.

Embora as salas dos pavimentos inferiores da torre estejam decoradas com peças antigas, as salas dos pavimentos superiores encontram-se vazias. Os visitantes podem subir até ao topo.

Os jardins do castelo são hoje um parque público, procurado na Primavera como local de contemplação das flores (“hanami”). Nele se encontram a Biblioteca e o Museu de Literatura de Kochi, além de estátuas de descendentes notáveis da família Yamanouchi.

Na cultura popular o castelo de Kochi pode ser visto no filme anime “Ocean Waves" (em kanji: 海がきこえる), de 1993, dos Estúdios Ghibli. Foi utilizado como locação no filme “The Harimaya Bridge” (2009).

Características

Exemplar de arquitetura militar, no alto de uma colina dispondo de ampla visão da cidade.

A sua torre principal ("tenshu") divide-se externamente em cinco pavimentos, mas internamente em apenas cinco. Eleva-se acima do palácio interior (“Kaitokukan”), erguido em estilo Shoin-zukuri, durante o Período Edo (1603-1868).

Além de uma área de entrada (“Genkan”), de uma sala para a cerimônia do chá e de latrinas, o “Kaitokukan” contém oito salas tradicionais japonesas (“Washitsu”), com dimensões que variam de três a doze tatamis. É envolvido por uma varanda nos lados Sul e Leste. Foi destruído no incêndio de 1727, não sendo reconstruído até 1747, tendo os trabalhos concluídos em 1749.

Esta estrutura básica foi complementada por vários outros edifícios em cotas inferiores na colina ao longo do tempo.

Dois rios, o Kagamigawa e o Enokuchigawa, formam o fosso exterior do castelo.



Related entries 

FosoMuralha

 Print the Related entries

Contribution

Updated at 14/03/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Kōchi Castle

  • Kōchi-jō

  • Castle

  • 1601 (AC)

  • 1611 (AC)



  • Japan


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection



  • +81 88-824-5701


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : Japan
    State/Province: Kōchi
    City: Kōchi

    1 Chome-2-1 Marunouchi, Kochi, 780-0850, Japão


  • Lat: 33 -34' 22''N | Lon: 133 -32' 7''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Kōchi Castle