Forte Independência do Lameirão

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brazil

O Forte Independência do Lameirão localizava-se em posição dominante no Lameirão (c. 487m acima do nível do mar), na barra de Guaratiba, no litoral sudoeste da cidade (e Estado) do Rio de Janeiro.

Foi este o trecho do litoral escolhido para o desembarque dos corsários franceses de Jean-François Duclerc (1671-1711), que, marchando pela antiga estrada que dava acesso à Fazenda de Santa Cruz, invadiram a cidade do Rio de Janeiro em Agosto de 1710.

Souza (1885), refere que, à época da Independência do Brasil (1822), foram erguidas várias estruturas defensivas entre o [morro do] pontal de Sernambetiba e a barra de Guaratiba, para defesa dessa região, entre elas o Forte da Independência. Segundo o autor, o forte teria sido erguido no local conhecido como Lameirão (SOUZA, 1885:113).

Segundo o historiador Adler Homero, o Forte do Lameirão, como também era denominado, era uma construção interiorana, situava-se a 18 quilômetros da costa e representava a última posição do conjunto de fortificações de Sepetiba. Sua posição era estratégica, pois se localizava num ponto onde o caminho se ligava a serra com a Guaratiba terminando no desfiladeiro do Engenho do Limeirão (atual bairro santíssimo) local onde também passava a Estrada Real e outros caminhos, que ligavam o Rio de Janeiro a Fazenda de Santa Cruz. Assim, a fortificação adquiriu a função, caso o inimigo passasse a linha de Sepetiba, de proteger esses caminhos e também a fazenda (CASTRO, 2009: 362).

Constituía-se por duas baterias, uma a cavaleiro da outra, comunicando-se entre si por duas baterias armadas com 10 caronadas (peças curtas e de grosso calibre, utilizadas em artilharia naval).

As obras do forte foram suspensas em 1828 (Op. cit., 1885: 113).



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificações de Guaratiba
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre as Fortificações de Guaratiba, que se localizavam em posição dominante na barra de Guaratiba, a sudoeste da cidade do Rio de Janeiro, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortifica%C3%A7%C3%B5es_de_Guaratiba

 Print the Related links

Contribution

Updated at 08/07/2010 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Amilton Matos).

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte Independência do Lameirão

  • Forte Independência

  • Fort

  • 1822 (AC)




  • Brazil

  • 1828 (AC)

  • Missing






  • Disappeared

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Rio de Janeiro
    City: Rio de Janeiro

    O Forte Independência do Lameirão localizava-se em posição dominante no Lameirão (c. 487m acima do nível do mar), na barra de Guaratiba, no litoral sudoeste da cidade (e Estado) do Rio de Janeiro.


  • Lat: 22 59' 53''S | Lon: 43 34' 48''W




  • O Forte Independência, dotado de duas baterias, uma a cavaleiro da outra, comunicando-se entre si por duas baterias armadas com 10 caronadas (peças curtas e de grosso calibre, utilizadas em artilharia naval).






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte Independência do Lameirão