Morioka Castle

Morioka, Iwate - Japan

O “Castelo de Morioka” (em kanji: 盛岡城; transliterado: “Morioka-jō”) localiza-se no centro da cidade de Morioka, capital da prefeitura de Iwate, região de Tōhoku, na ilha de Honshu, no Japão.

Foi também referido como “Castelo de Kozukata” (em kanji: 不来方城; transliterado: “Kozukata-jō”), embora, de modo estrito, este nome pertença ao seu antecessor, no mesmo local.

Foi o assento do clã Nanbu, um clã “tozama-daimyō” (“daimyō de fora”, uma classe de daimyō considerados estrangeiros, constituída pelos clãs que se aliaram ao xogunato após a Batalha de Sekigahara (1603)) que governou o Domínio de Morioka, na província de Mutsu, na região de Tōhoku, durante o período Edo (1603-1868).

Situa-se na confluência dos rios Kitakami e Nakatsu, local de importância estratégica no controlo do tráfego fluvial no centro de Ōshū. Adicionalmente, o castelo tinha a função de controlo do tráfego na via Ōshū Kaidō, uma das cinco do Período Edo, construída para ligar Edo (atual Tóquio) à província de Mutsu e à atual cidade de Shirakawa, na prefeitura de Fukushima. Controlava, por fim, uma rota através das Montanhas Ōu, que ligava as costas do Pacífico e do Mar do Japão.

História

Devido à sua posição geográfica estratégica, a área ao redor de Morioka tinha sido considerada como o centro do Norte de Ōshū desde a construção do Castelo de Shiwa pela dinastia Yamato no início do período Heian (794-1185). A área foi posteriormente disputada entre o clã Abe e o clã Kiyohara no decorrer da Primeira Guerra dos Nove Anos (Guerra Zenkunen, 1051-1063), e acredita-se que a primeira fortificação foi erguida neste local pelo clã Kiyohara. O clã foi eliminado pelo Clã Ōshū Fujiwara (Fujiwara do Norte), de Hiraizumi, que por sua vez foi eliminado pelo clã Minamoto do Xogunato Kamakura. A área ficou então sob o controle do clã Kudō, vassalo do clã Minamoto. Durante o período Muromachi (1336-1573), o clã Kudō enfraqueceu-se pelo conflito interno entre os partidários do Imperador Go-Daigo e da Corte do Sul, e os partidários do Xogunato Ashikaga e da Corte do Norte, vindo a ser deslocados pelo clã Nanbu, que já havia se estabelecido ao Norte.

Ao final do período Sengoku (1467-1615), Nanbu Nobunao jurou fidelidade a Toyotomi Hideyoshi no Cerco de Odawara (1590) e foi confirmado como daimyō sobre todos os territórios do clã Nanbu, incluindo as terras do antigo Castelo Kozukata em Morioka. Decidiu então mudar o seu assento para o Sul de sua localização no Castelo de Sannohe e erguer um novo castelo em Morioka. O projeto deste novo castelo pode ter sido influenciado pelo Castelo de Nagoya, na província de Hizen, que ele conheceu durante as invasões japonesas da Coreia (1592,1597). Tendo falecido em 1599, após a Batalha de Sekigahara (1600) Tokugawa Ieyasu confirmou os domínios ao seu filho mais velho, Nanbu Toshinao, 1.º "daimyō" de Morioka, que permaneceu o assento do clã Nanbu até à Restauração Meiji (1868).

Os trabalhos de construção do atual castelo iniciaram-se em 1611, mas o castelo não foi concluído até 1633, durante o mandato do 2.º "daimyō", Nanbu Shigenao. No entanto, a sua torre principal (“tenshu”), de três pavimentos, foi presa de um grande incêndio um ano mais tarde (1634) e nunca foi reconstruída.

Em 1906 o local foi aberto ao público como um parque (Parque Iwate), com jardins projetados por Yasuhei Nagaoka, passando a constituir um local popular para observas o desabrochar das flores de cerejeira (“sakura”) na Primavera. O local do castelo foi doado pelo clã Nanbu à cidade de Morioka em 1934.

Em 1937, o local foi classificado como um Sítio Histórico Nacional.

Em 2006, o Castelo de Morioka foi listado como um dos 100 Melhores Castelos do Japão pela Japan Castle Foundation.

Características

Exemplar de arquitetura militar, em estilo "hirayama”, situado na parte central de Morioka.

O castelo ocupa uma longa e estreita colina de granito em forma elíptica, com aproximadamente 300 metros de comprimento por 100 metros de largura. O lado Sudeste confronta o rio Nakatsu, e o lado Oeste, o rio Kitakami, como defesas naturais.

Como o granito branco é abundante na região, a maioria das muralhas foram construídas neste material, o que era incomum para castelos na região de Tōhoku na época. Os governos de Toyotomi e Tokugawa encorajaram o clã Nanbu a construir uma fortificação robusta, em parte como um contraponto ao poderio do clã Date, ao Sul.

O recinto interno, de planta quadrada, ocupa uma área de aproximadamente 60 metros de lado, com um grande portão em sua extremidade Leste. No vértice Sul erguia-se uma torre (“yagura”) de três pavimentos, que serviu como torre principal (“tenshu”) após a torre principal original se ter perdido num incêndio em 1634. O restante da área foi ocupado pelo palácio e por estruturas administrativas do clã Nanbu.

Um recinto secundário dispõe-se na parte norte da cidadela interna, e uma ponte pintada de vermelho cruza um fosso que separa os dois recintos. Há um recinto terciário posicionado na extremidade Norte. Cada área é protegida por muralhas, onde se rasga um portão monumental, em estilo “masugata”.

Todas as estruturas do castelo foram desmanteladas no início do Período Meiji, com exceção de um armazém com espessas paredes de argamassa, reconstruídas na parte interior do castelo, e de um portão que hoje se encontra realocado num templo Zen da cidade.

No entorno do Parque Iwate (hoje conhecido como “Parque das Ruínas do Castelo de Morioka”) ergue-se um monumento onde se inscreve um poema de Kenji Miyazawa, e outro em memória de Takuboku Ishikawa, onde se inscreve um de seus poemas:

不来方のお城の草に寝ころびて空に吸はれし十五の心

Kozukata no oshiro no kusa ni nekorobite sora ni suwareshi jū-go no kokoro

[Eu deitei-me na relva do Castelo de Kozukata, absorvido pelo céu; meu coração de quinze anos]



Related entries 

FosoMuralha

 Print the Related entries

Contribution

Updated at 19/03/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Morioka Castle

  • Morioka-jō, Kozukata-jō

  • Castle

  • 1611 (AC)

  • 1633 (AC)



  • Japan


  • Conserved Ruins

  • National Protection
    Em 1937, o local foi classificado como um Sítio Histórico Nacional.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : Japan
    State/Province: Iwate
    City: Morioka



  • Lat: 39 -43' 60''N | Lon: 141 -10' 59''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Morioka Castle