San Antonio Abad Fort

Manila, Manila - Philippines

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (17)

Images (17)

O “Forte de San Antonio Abad” (em castelhano: “Fuerte de San Antonio Abad”; em filipino: “Kutang San Antonio Abad”) localiza-se no distrito de Malate, cidade de Manila, província e região de Grande Manila, na ilha de Luzon, nas Filipinas.

História

Sob a invocação de San Antonio Abad (em português: Santo Antão do Deserto, também referido como Santo Antão do Egito, Santo Antão, o Grande, Santo Antão, o Eremita ou Santo Antão, o Anacoreta), foi iniciado em 1584 numa povoação então separada de Malate, com a dupla função de servir de proteção à retaguarda de Manila e de defesa da rota Manila-Cavite. A cidade portuária de Cavite Nuevo foi fundada depois que os colonizadores espanhóis descobriram que as águas profundas ao redor da ponta de Cavite (Cavite la Punta) eram adequadas para navios de alto bordo e ali estabeleceram o Estaleiro de Rivera (Astillero de Rivera). Cavite tornou-se o principal porto marítimo da cidade de Manila e o porto de embarque do comércio dos galeões que faziam a rota Manila-Acapulco. Após o fim dessa rota comercial, o estaleiro tornou-se o Arsenal espanhol.

No contexto da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), quando da invasão britânica de Manila em 1762, o forte foi capturado e ocupado. Se a igreja de Malate se tornou o quartel general dos oficiais, o forte, a pouco menos de um quilómetro dela, serviu como uma área de armazenamento e de aquartelamento para as tropas regulares e para as tropas mercenárias estrangeiras como os sipaios de Madras, prussianos e desertores franceses de uma batalha anterior com os britânicos na Índia, tornando-se a base de onde foi lançada a ofensiva terrestre contra os espanhóis que defendiam o complexo intramuros em Manila. À época, era referido pelos britânicos como “Fort Polvorista”, o que sugere que era utilizado pelos espanhóis como depósito de pólvora e armamento. Ao fim da ocupação britânica de Manila em 1764, a fortificação foi reocupada pelos espanhóis.

No contexto da Guerra Hispano-Americana (21 de abril-13 de agosto de 1898), tendo a esquadra espanhola nas Filipinas, sob o comando do Almirante Patricio Montojo, sido derrotada pela esquadra estadunidense, sob o comando do Contra-Almirante George Dewey, na Batalha Naval de Cavite (1 de maio de 1898), os vencedores impuseram um bloqueio naval a Manila. Pelo lado de terra, a cidade foi, de pronto, cercada por forças insurrecionistas filipinas.

Durante o mês de julho, a Espanha desistiu dos esforços para recapturar as Filipinas, ao mesmo tempo em que reforços estadunidenses entraram na Baía de Manila. A 7 de agosto, com navios de guerra adicionais e um forte contingente do U.S. Army na área, Manila recebeu um ultimato de rendição. Após duas horas de um pesado bombardeamento da U.S. Navy ao Forte de San Antonio Abad, alguns quilómetros ao Sul da cidade, e a captura do mesmo, antes do meio-dia de 13 de agosto de 1898 o governo espanhol de Manila capitulou.

No contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), veio a cair em mãos dos japoneses, quando foi utilizado como um “bunker”, tendo sofrido extensos danos durante o conflito.

Sofreu intervenção de conservação e restauro na década de 1970, e encontra-se atualmente dentro dos limites do complexo do Banco Central (“Bangko Sentral ng Pilipinas”), entre o Museu Metropolitano de Manila e outros edifícios do Banco Central.

Encontra-se classificado como Estrutura Histórica pela Comissão Histórica Nacional das Filipinas.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

De pequenas dimensões, apresenta planta poligonal irregular, com dois baluartes em vértices opostos. Acima da monumental Porta de Armas, encontra-se o brasão de armas da Coroa espanhola.



 Related character


 Print the Related character



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 25/12/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (17).


  • San Antonio Abad Fort

  • Kutang San Antonio Abad

  • Fort

  • 1584 (AC)



  • Philip II of Spain

  • Indonesia


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Encontra-se classificado como Estrutura Histórica pela Comissão Histórica Nacional das Filipinas.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : Philippines
    State/Province: Manila
    City: Manila

    Roxas Boulevard, Malate, Manila, 1004 Metro Manila, Filipinas


  • Lat: 14 -34' 15''N | Lon: 120 -60' 48''E


  • Banco Central das Filipinas (“Bangko Sentral ng Pilipinas”),








Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > San Antonio Abad Fort