Vizianagaram Fort

Vizianagaram, Andhra Pradesh - India

O “Forte de Vizianagaram”, também referido como "Pusapati fort", localiza-se na cidade de Vizianagaram, no nordeste do estado de Andhra Pradesh, no Sul da Índia.

História

Foi erguido em 1713 por Vijaya Rama Raju, também conhecido como Ananda Raju I (1671-1717), marajá de Vizianagaram, tendo sido nomeado em homenagem ao seu fundador.

O local onde se ergue foi sugerido ao Marajá por um homem-santo muçulmano, Mahabub Valli, que estava a fazer penitência naquela floresta. A data auspiciosa escolhida para a cerimónia de lançamento da pedra fundamental correspondeu, de acordo com o calendário hindu, ao ano conhecido como Vijaya, no décimo dia do Vijaya Dasami, quando o Festival das Dassara é geralmente realizado no país. O dia também caiu numa terça-feira, o que significa “Jayavaram” ("dia da vitória") no idioma Telugu.

Características

Exemplar de arquitetura militar.

Erguido em pedra, apresenta planta no formato quadrado com 240 metros de lado, com muralhas erguendo-se a 10 metros de altura. Na sua parte superior possuem uma espessura que varia de 8 a 16 metros.

Os vértices da muralha possuem baluartes de terra, revestidos a pedra, com uma inclinação na sua face interior.

Há dois portões de acesso ao forte. O principal, a Leste é denominado como "Nagar khana", e destaca-se por seus elegantes elementos arquitetónicos. Antes da sua construção, um arco da vitória erguia-se à entrada. O portão voltado a Oeste é menor, mas com características arquitetónicas semelhantes ao portão principal.

A defesa do forte era complementada por um fosso exterior que o envolvia.

No interior da fortificação, existem vários templos e monumentos. Dois templos importantes são o Templo de Hanuman, e o Templo Lakshmi conhecido como "Kota Shakto", que é a deidade guardiã do forte. Rajas oferecia orações no templo Lakshmi antes de prosseguir qualquer campanha militar. Monumentos importantes são palácios como o Moti Mahal, Oudh Khana, o Palácio Alakananda, o Palácio Korukonda. No exterior, ergue-se a Torre da Vitória, chamada "Ghanta Stambham" (Torre do Relógio). Dois outros importantes monumentos históricos no exterior do forte, mas ainda dentro dos limites da cidade, são o templo de Moddukovillu e o Lar Perla.



Related entries 

FosoMuralha

 Print the Related entries

Contribution

Updated at 17/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Vizianagaram Fort

  • Pusapati fort

  • Fort

  • 1713 (AC)




  • India


  • Restored and Well Conserved






  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : India
    State/Province: Andhra Pradesh
    City: Vizianagaram



  • Lat: 18 -7' 22''N | Lon: 83 -25' 23''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Vizianagaram Fort