Castle de la Punta de Amer

Sant Llorenç des Cardassar, Balearic Islands - Spain

O “Castelo da Punta de Amer” (em castelhano: “Castillo de la Punta de Amer”) localiza-se no município de Sant Llorenç des Cardassar, na ilha de Maiorca, na província e Comunidade Autónoma das Ilhas Baleares, na Espanha.

História

Diante do recrudescimento dos ataques e incursões de piratas e corsários do Norte da África às costas de Maiorca nos séculos XV a XVIII, e como parte de uma inspeção geral às defesas da ilha, o Vice-rei Lluis Vich, em 1585 indicou pela primeira vez a necessidade de construir uma torre de defesa em Punta de n'Amer.

Após um grande ataque em 1611, o conselho da cidade de Manacor, a cuja área pertencia então a península, em 1617 deliberou construir a torre, que, no entanto, não saiu do papel por dificuldades orçamentárias.

A construção da atual torre só se materializou quando, após a captura do capitão da localidade de Muro (“Capità de Muro”) e de alguns pescadores numa incursão à ilha a 4 de setembro de 1688, o Conselho Geral de Maiorca concordou em apoiar a construção.

As obras decorreram de 1693 a 1696 e a torre serviu não apenas como defesa direta para os moradores da costa Leste da ilha, mas também como torre de vigia e de aviso, integrando a rede de fortificações costeiras de Maiorca.

A sua guarnição era constituída por 3 guardas armados com arcabuzes, mosquetes e espingardas. A torre contava, em sua plataforma superior, com 2 peças de bronze de diferentes calibres.

Como a ameaça de ataques diminuiu, em meados do século XIX a torre foi vendida em hasta pública, tornando-se propriedade privada.

Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), a península de Punta de n'Amer foi uma importante base militar. O “Castell” serviu como local de notícias para a rede de espionagem nacional e como um depósito para os nacionalistas. A península, incluindo partes da costa Leste, foram brevemente ocupadas por tropas republicanas, de meados de agosto ao início de setembro de 1936, durante a Batalha de Maiorca. Após a sua partida, a torre serviu aos franquistas para monitorar as águas costeiras do Leste da ilha. Para o efeito, ergueram um edifício vizinho à torre para aquartelar soldados, hoje utilizado como um restaurante.

Em 1969, a torre, incluindo a ponte levadiça de madeira, foi restaurada e devolvida ao seu primitivo aspecto.

Em nossos dias, a Ponta de Amer é uma reserva natural declarada como especialmente protegida. A torre abriga em seu interior uma pequena exposição de objetos e documentos sobre a história da torre.

Características

Exemplar de arquitetura militar, na costa Leste da ilha, na cota de 35 metros acima do nível do mar.

Constitui-se numa torre de planta quadrada, erguida em cantaria de arenito. A sua defesa é complementada externamente por um fosso, onde se situam um tipo de cisterna e um espaço de armazenamento.

O seu interior é acedido por uma ponte levadiça (que em caso de ataque, recolhida funcionava como reforço da porta), e a sua plataforma superior, por uma escada de pedra, em caracol.



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 07/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Castle de la Punta de Amer

  • Es Castell, Castell de n'Amer

  • Fortified Tower

  • 1693 (AC)

  • 1696 (AC)



  • Spain


  • Restored and Well Conserved




  • +34 971 17 68 00


  • Historical museum

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Balearic Islands
    City: Sant Llorenç des Cardassar

    07560 Sant Llorenç des Cardassar, Balearic Islands, Espanha


  • Lat: 39 -35' 13''N | Lon: 3 -24' 14''E






  • 1969: a torre, incluindo a ponte levadiça de madeira, foi restaurada e devolvida ao seu primitivo aspecto.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle de la Punta de Amer