Anguix Castle

Sayatón, Guadalajara - Spain

O “Castelo de Anguix” (em espanhol: “Castillo de Anguix”) localiza-se na localidade e município de Sayatón, província de Guadalajara, Comunidade Autónoma de Castilla-La Mancha, na Espanha.

Situa-se sobre uma crista rochosa hoje sobre o reservatório de Bolarque, no rio Tejo.

História

Abd-al-Rahman III, oitavo emir de Córdova (912-929) e, posteriormente, primeiro califa do al-Andalus (929-961), em suas crónicas refere a existência de uma fortificação em “Anguex”, no rio Tejo.

Afonso VIII de Castela (1158-1214), em 1136, doou o senhorio de Anguix a Martín Ordóñez, que, entre 1160 e 1170, fez erguer um castelo sobre as ruínas da antiga fortificação muçulmana para defesa da fronteira do Tejo. A sua viúva, Sancha Martínez, posteriormente doou-o à Ordem de Calatrava.

Em 1328, Afonso XI de Castela (1312-1350) doou os domínios de Anguix ao seu monteiro, Alfón Martínez, cujo filho mais tarde desposou uma integrante da família Carrillo de Huete, que lhe herdou esses domínios.

Em 1464, Henrique IV de Castela (1454-1474) adquiriu os domínios, vendidos, em 1484, a Inigo López de Mendoza y Quiñones, 2.º conde de Tendilla e 1.º marquês de Mondéjar. No contexto da Guerra de Sucessão de Castela (1474-1479) entre Joana e Isabel de Trastámara, o castelo sofrera extensos danos, que forçaram o conde a empreender a sua reconstrução.

Os domínios conservaram-se na posse dos marqueses de Mondéjar durante o século XVI.

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) o castelo foi ocupado por tropas austríacas em 1710, vindo a ser recuperado por tropas de Filipe V de Espanha (1700-1724; 1724-1746).

Em 1847 foi adquirido por um vizinho de Brihuega, iniciando-se um período de compras e vendas da vila e do castelo até à última transação, em 2005, a uma empresa que vedou a propriedade e tem como finalidade uma exploração cinegética de luxo.

Encontra-se classificado como “Bien de Interés Cultural” na categoria Monumento, desde 1992, sob o n.º RI-51-0007202 no catálogo de monumentos do Património Histórico de Espanha.

Em nossos dias encontra-se em avançado de degradação, conservando externamente os seus principais elementos, embora nada subsista do seu período medieval. A parte mais deteriorada é a parte oriental, cuja muralha se encontra praticamente derruída.

Características

Exemplar de arquitetura militar, do tipo roqueiro, de enquadramento rural, isolado.

Após as reformas empreendidas nos séculos XIV e XV o conjunto de planta retangular, adquiriu o formato hexagonal irregular. As suas muralhas, em cantaria de pedra, possuem de 1,5 a 2 metros de espessura, elevando-se a cerca de 10 metros de altura, a sua altura primitiva. As ameias, que, entretanto, originalmente as coroavam, perderam-se. Nos vértices, é amparada por torres de planta circular, exceto a sudeste.

Devido ao pouco espaço disponível para a construção, a torre de homenagem, implantada a sudeste, destaca-se dos demais elementos. De planta quadrada, na sua parede sul, à altura do piso principal, rasga-se uma janela de arco abatido, sobre a qual havia uma extensa inscrição que hoje desapareceu, mas da qual ainda subsistem alguns restos num dos silhares superiores; deveria se referir ao nome de Anguix. A torre é encimada por alguns poucos restos das ameias.



 Related character


 Print the Related character



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 13/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Anguix Castle


  • Castle





  • Spain


  • Ruins Badly Conserved

  • National Protection
    Encontra-se classificado como “Bien de Interés Cultural” na categoria Monumento, desde 1992, sob o n.º RI-51-0007202 no catálogo de monumentos do Património Histórico de Espanha.







  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Guadalajara
    City: Sayatón

    19119 Sayatón, Guadalajara, Espanha


  • Lat: 40 -26' 15''N | Lon: 2 47' 28''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Anguix Castle