Barcience Castle

Barcience, Toledo - Spain

O “Castelo de Barcience” (em castelhano: “Castillo de Barcience”) localiza-se na localidade e município de Barcience, província de Toledo, Comunidade Autónoma de Castilla-La Mancha, na Espanha.

História

Barcience foi uma área fortificada desde a época da Reconquista cristã, nos séculos XI e XII.

No século XIII passou para as mãos da Ordem de Santiago, vindo posteriormente a ser cedida pelo seu Grão-Mestre, Henrique IV de Castela (1454-1474), ao “adelantado” Alfonso Tenorio, cabeça da família Silva, condes de Cifuentes desde 1454. A eles se deve, ainda no século XV, a construção do castelo, de raíz. Foi principiado por Juan de Silva, vindo a ser concluído por seu neto, Juan de Silva e Castañeda. No século XVI foi provido de artilharia e guarnição.

Da Casa dos Silva passou sucessivamente para as casas ducais do Infantado, de Osuna e de Pastrana. Os duques de Pastrana doaram o castelo ao Papa Leão XIII (1878-1903), que posteriormente o vendeu, juntamente com o termo e a aldeia, a Cyril Calderon, um empresário. Além dessa vasta propriedade, Calderon adquiriu ainda, à família Taramona, de Viscaya, o Palácio de Barcience e, com o seu tino, transformou essas terras num império agrícola. Em nossos dias, essa grande exploração agrícola está nas mãos de seu herdeiro, Luis Calderon.

Não se conhecem documentos históricos que associem este castelo a qualquer ação bélica, tendo sido utilizado, ao longo dos séculos, como uma mansão senhorial.

Apesar de se encontrar sob a proteção da Declaração genérica do Decreto de 22 de abril de 1949, e da Lei n.° 16/1985, publicada no B.O.E. n.º 155, de 29 de junho, sobre o Património Histórico Espanhol, o castelo foi deixado numa situação de completo abandono pelos seus proprietários, vindo a arruinar-se.

Características

Exemplar de arquitetura militar, no alto de uma colina, em posição dominante sobre a povoação.

Apresenta planta retangular, com torres circulares nos vértices Noroeste e Sudoeste, e de planta quadrada, a Nordeste e a Sudeste. A torre Sudeste, mais elevada, é a de menagem e exibe, na face voltada ao acesso, o baixo-relevo de um leão rampante, representando os Silva, condes de Cifuentes.

No interior em ruínas do castelo ainda podem ser observados vestígios de duas edificações, e os adarves no alto das muralhas.

Acredita-se que a sua defesa exterior tenha sido complementada por uma barbacã – de que subsistem dois cubelos que protegiam o Portão defendido pela torre de menagem -, e um fosso.

O acesso ao castelo é feito através de um caminho de terra a partir do cemitério da povoação, e que atravessa um pequeno pinhal.



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 13/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Barcience Castle


  • Castle





  • Spain


  • Ruins Badly Conserved

  • National Protection
    Encontra-se sob a proteção da Declaração genérica do Decreto de 22 de abril de 1949, e da Lei n.° 16/1985, publicada no B.O.E. n.º 155, de 29 de junho, sobre o Património Histórico Espanhol





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Toledo
    City: Barcience

    45525 Barcience, Toledo, Espanha


  • Lat: 39 -60' 38''N | Lon: 4 13' 47''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Barcience Castle