Belvís de Monroy Castle

Belvís de Monroy, Cáceres - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Castelo de Belvís de Monroy” (em castelhano: “Castillo de Belvís de Monroy”) localiza-se no município de Belvís e Monroy, é um castelo do século XIV localizado em Belvís de Monroy, na província de Cáceres, Comunidade Autónoma da Estremadura, na Espanha.

É considerado um dos castelos mais importantes da Extremadura, quer pela sua estrutura, quer pelos acontecimentos de que foi palco.

História

No contexto da Reconquista cristã da região, distante do território das ordens militares, e também necessitando de proteção, os monarcas doaram esta área, inicialmente, à cidade de Plasencia. A seu turno, Sancho IV de Castela (1284-1295) doou o "cortijo de Belvís" (“campo de Belvís”) a Hernán Pérez del Bote com o mandato de repovoar e explorar essas terras que, entretanto, haviam ficado desabitadas, e nelas erguer “Casa Fuerte”. Em 1329 a família recebeu o senhorio de Belvís e em mãos Alonso Fernández del Bote, neto de Hernán Pérez, empreendeu, ainda na primeira metade do século XIV, a construção de uma “domus fortis”, sobre a qual os seus descendentes erguerão posteriormente o atual castelo.

No século XV, bandidos e saqueadores devastaram esta área até à chegada da Inquisição. Durante a segunda metade do século XV esta fortificação foi submetida a vários cercos e agressões dada a inimizade dos seus proprietários com os seus parentes do Castelo de Monroy. Uma carta dos Reis Católicos, datada de 1480, refere-se ao conflito familiar entre Hernando de Monroy, senhor de Belvís, e o seu primo, homónimo, senhor de Monroy, na qual é revelada a denúncia do antigo senhor de Belvís, que reclama ao seu primo de Monroy, os danos causados pelo desmantelamento feito pelo seu pai, Rodrigo de Monroy, então falecido, que cerca de 26 anos antes tinha invadido e assaltado este castelo de Belvís de Monroy. As famílias acabariam por unir-se pelo matrimónio dos seus filhos, Isabel de Almaraz e Hernán Rodríguez de Monroy.

Após a Guerra de Sucessão Espanhola (1701-1714) e a Guerra Peninsular (1808-1814), o castelo caiu em abandono, vindo a arruinar-se progressivamente.

Encontra.se sob a proteção da Declaração genérica do Decreto de 22 de abril de 1949, e da Lei n.° 16/1985, publicada no B.O.E. n.º 155, de 29 de junho, sobre o Património Histórico Espanhol. Encontra-se classificada como “Bien de Interés Cultural” na categoria “Monumento” por declaração de 17 de fevereiro de 1983, pelo Patrimonio histórico de España.

Em mãos privadas, aberto ao público, encontra-se a sofrer obras de consolidação e restauro.

Características

Exemplar de arquitetura militar, em estilo eclético, em posição dominante no alto de um monte.

De planta pentagonal, o castelo desenvolveu-se em torno da primitiva torre de menagem, podendo identificar-se três partes: a muralha amparada por torreões de planta semicircular, o castelo propriamente dito, com torres delimitando o seu perímetro e uma série de dependências erguidas no século XVI, adaptando o castelo a residência.

Os brasões que se observam na Porta de Armas do castelo, com as armas dos Monroy e dos Herrera, podem ser as de Hernando de Monroy e da sua esposa, Catalina Herrera, remontando, assim, à segunda metade do século XV.



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 13/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Belvís de Monroy Castle


  • Castle





  • Spain


  • Conserved Ruins

  • National Protection
    Encontra.se sob a proteção da Declaração genérica do Decreto de 22 de abril de 1949, e da Lei n.° 16/1985, publicada no B.O.E. n.º 155, de 29 de junho, sobre o Património Histórico Espanhol. Encontra-se classificada como “Bien de Interés Cultural” na categoria “Monumento” por declaração de 17 de fevereiro de 1983, pelo Patrimonio histórico de España.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Cáceres
    City: Belvís de Monroy

    Calle de la Iglesia, s/n, 10394 Belvís de Monroy, Cáceres, Espanha


  • Lat: 39 -50' 49''N | Lon: 5 36' 45''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Belvís de Monroy Castle