Castle of l'Ortenbourg

Scherwiller, Bas-Rhin - France

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Castelo de l'Ortenbourg” (em francês: “Château de l'Ortenbourg”) localiza-se na comuna de Scherwiller, no departamento de Bas-Rhin, na França.

Ostenta o nome da família Ortenberg, que está presente em Scherwiller desde o século X.

História

Um primitovo castelo foi erguido, por volta do ano 1.000, por um certo conde Wernher de Ortenberg. Ele e a sua esposa, Himidrud, fundaram a Abadia de Honcourt. O filho do casal, Volmar, deixou a abadia nas mãos do bispo de Estrasburgo, e foi sucedido pelo seu genro na titularidade do senhorio. Vindo este último a falecer em 1098 sem descendência masculina, o senhorio passou para seu genro, que também faleceu sem descendência. O castelo e seus domínios passaram, finalmente, para os condes Zollern de Hohenberg-Haigerloch.

Em 1253 passaram para as mãos de Rodolfo IV de Habsburgo, futuro Rei dos Romanos (1273), que deu início à reconstrução do castelo com o objetivo de controlar o acesso ao vale de Villé. Os trabalhos, interrompidas em 1261 após a guerra entre o Bispo Walter de Geroldseck e a cidade de Estrasburgo, foram concluídos por volta de 1265.

Diante do falecimento de Rodolfo IV (1291), Otão IV de Borgonha opôs-se à eleição de Alberto de Habsburgo, e apoiou Adolfo I de Nassau. Em 1293, Otão assediou o castelo e deu início ao vizinho Castelo de Ramstein para mais facilmente conquistar Ortenburg. Após 3 semanas de cerco, os austríacos capitularam e o vale de Villé foi invadido por Otão.

Em 1314, o castelo e a vila de Scherwiller foram vendidos aos Molenheims. Sofreram danos em 1374 causados pelas tropas de João I de Lorena, que buscavam proteger o seu ducado das Grandes Companhias.

No século XV o castelo foi ocupado por saqueadores que pediam resgate aos viajantes. Em 1470, foi tomado por Pierre de Hagenbach em nome do duque Carlos I de Borgonha, o Temerário. Este último empreendeu obras de reforço e modernização no castelo.

O senhorio voltou aos Molenheims, mas, perdido o calor estratégico dos castelos, este caiu em abandono, vindo a arruinar-se progressivamente.

Em 1551 foi adquirido por Nicolas de Bolwiller, governador de Innsbruck.

No contexto da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), as tropas suecas invadiram a Alta Alsácia, e o castelo foi incendiado e parcialmente destruído.

A partir de 1710, a família de Choiseul tornou-se proprietária do castelo, conservando-o até à Revolução Francesa (1789-1799).

Em 1806, o castelo foi adquirido pelo barão Mathieu-Faviers, que lhe empreendeu extensos trabalhos de restauro. Posteriormente, a propriedade foi transferida para a cidade de Scherwiller.

O castelo encontra-se classificado como “Monument Historique” desde 1 de julho de 1924. Está indexado na Base Mérimée, mantida pelo Ministério da Cultura francês, sob a referência IA00124576.

A partir de 1966, a cidade de Scherwiller continuou a manutenção do castelo com a ajuda de várias associações.

Características

Exemplar de arquitetura militar, característico da Alsácia medieval, sobre uma crista rochosa, na cota de 437 acima do nível do mar, em posição dominante sobre a cidade.

Em granito branco liso destaca-se por sua torre de menagem de planta pentagonal, elevando-se a 32 metros de altura. A sua muralha eleva-se a 17 metros de altura, com três fileiras de ameias e uma imponente casa-senhorial com janelas  góticas. Um largo fosso separa-o do resto da crista.



Related entries 

CasteloFosoMuralha

 Print the Related entries

Contribution

Updated at 13/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Castle of l'Ortenbourg

  • Château de l'Ortenbourg, Château fort d'Ortenberg

  • Castle





  • France


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Encontra-se classificado como “Monument Historique” desde 1 de julho de 1924. Está indexado na Base Mérimée, mantida pelo Ministério da Cultura francês, sob a referência IA00124576.







  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : France
    State/Province: Bas-Rhin
    City: Scherwiller

    67750 Scherwiller, França


  • Lat: 48 -18' 16''N | Lon: 7 -24' 29''E










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of l'Ortenbourg