Zuazo Battery

San Fernando, Cádiz - Spain

A “Bateria de Zuazo” (em castelhano: “Batería de Zuazo”) também referida como "Bateria de Suazo" ou "Caballero Zuazo”, localiza-se na cidade de San Fernando, província de Cádis, na Comunidade Autónoma da Andaluzia, na Espanha.

Situa-se junto à Ponte Zuazo, na margem oeste do Caño de Sancti Petri, que separa San Fernando da vizinha Porto Real. Como a ponte é a entrada da “cidade insular”, a bateria é a primeira construção do município pela entrada peninsular; embora a sua situação de abandono (bem como a de outros baluartes e baterias da cidade) a torne pouco conhecida. Previa-se a sua reabilitação ao lado da ponte e do Real Carenero, antigo estaleiro localizado em frente ao Baluarte Zuazo, na margem oposta.

História

Foi erguida sob o reinado de Filipe II de Espanha (1556-1598) com a função de defesa da Real Villa de la Isla de León (atual San Fernando) do eventual ataque de navios pelo Caño Sancti Petri e o ataque de tropas pela península (San Fernando, juntamente com Cádis, está localizado em uma ilha separada de terra firme pelo Caño de Sancti Petri e a ela conectada pela ponte Zuazo).

O seu batismo de fogo foi o ataque anglo-neerlandês a Cádis em 1625. A Bateria de Zuazo foi protegida por tropas sob o comando de don Luis de Portocarrero, corregedor de Jerez, e pelas de Pedro Rodríguez de Santisteban y Dávalos, 1.º marquês de Coprani, tendo desempenhado um importante papel na defesa das ilhas gaditanas.

Os episódios mais importantes em que esteve envolvida tiveram lugar na Guerra Peninsular (1808-1814), uma vez que algumas das batalhas mais importantes do cerco da cidade (10 de fevereiro de 1810-25 de agosto de 1812) registaram-se pelo controlo da Ponte Zuazo. O Baluarte de Zuazo esteve artilhado com 4 peças dos diferentes calibres e guarnecido por cerca de 20 soldados sob o comando de um sargento.

Em meados do século XIX, a bateria foi praticamente destruída. No “ayuntamiento” de Cádis está preservado um brasão de armas que pertenceu à antiga bateria. Em 2009, foram encontradas 16 peças de artilharia, provavelmente do século XVIII.

Em nossos dias subsistia apenas o lado esquerdo do flanco anexo ao Caño de Sancti Petri. Esse remanescente encontrava-se em estado de ruína consolidada, estando prevista a sua reabilitação para a comemoração do Bicentenário das Cortes de Cádis (2010-2013), dentro do Plano Municipal Almenasur.

Encontra-se protegida pelo Decreto de 22 de abril de 1949, e da Lei n.º 16/1985 sobre o Patrimonio Histórico Español e, desde 1993, pela Junta de Andalucía.



 Related character


 Print the Related character



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 15/01/2021 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Zuazo Battery

  • Bateria de Suazo, Caballero Zuazo

  • Battery





  • Spain


  • In Restoration

  • National Protection
    Encontra-se protegida pelo Decreto de 22 de abril de 1949, e da Lei n.º 16/1985 sobre o Patrimonio Histórico Español e, desde 1993, pela Junta de Andalucía.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Cádiz
    City: San Fernando

    Av. Puente Zuazo, 66, 11100 San Fernando, Cádiz, Espanha


  • Lat: 36 -29' 49''N | Lon: 6 11' 8''W




  • 1810-1812: 4 peças antecarga, de alma lisa, dos diferentes calibres.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Zuazo Battery